As políticas de saúde correspondem a um conjunto de diretrizes, planos e ações definidos pelos governos com o propósito de promover, proteger e garantir a saúde da população. Incluem medidas de promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, acesso a serviços e gestão eficiente dos recursos disponíveis. Por sua vez, as políticas de enfermagem consistem em estratégias e ações específicas direcionadas à prática profissional da Enfermagem, que impactam diretamente o sistema de saúde e a qualidade dos cuidados prestados.
Para aprofundar a compreensão deste tema, vários profissionais de saúde, sob a coordenação de Germano Couto, Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, e Gisela Almeida, Enfermeira do Instituto Nacional de Emergência Médica, apresentam a obra Políticas de Saúde e Enfermagem, editada pela Lidel.
O livro alia o rigor académico a uma visão transformadora do papel da enfermagem nos sistemas de saúde contemporâneos. Para além da reflexão teórica, sublinha a relevância da formação contínua, da investigação e da participação ativa dos enfermeiros na construção de políticas mais eficazes, humanas e sustentáveis.
“Escrever sobre políticas de saúde não é, atualmente, um tema fácil em Portugal, em função da discussão a que se assiste, muita dela sem fundamentos técnicos, […].
Neste sentido, é uma “aragem” saudável podermos ler um livro escrito por profissionais de elevada competência e coordenado de forma ímpar. O resultado final é enriquecedor, o que não é de surpreender, face à qualidade dos intervenientes, e demonstra, de forma fundamentada, o papel, a importância e o impacto da enfermagem no desempenho dos sistemas de saúde.”
In Prefácio I de Fernando Araújo
Médico da Unidade Local de Saúde de São João, EPE
Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Destinado a profissionais de saúde, estudantes e a todos os interessados na área, este livro oferece uma análise crítica sobre como a enfermagem pode e deve influenciar as políticas de saúde, a qualidade dos cuidados e o acesso equitativo aos serviços.
“Um dos aspetos presentes na obra é a crescente relevância dos cuidados no domicílio. A tradição do SNS de se centrar no hospital tem-se revelado não só onerosa em termos de custos, como crescentemente dissociada das necessidades e dos anseios de uma população envelhecida.”
In Prefácio II de Pedro Pita Barros
BPI | Fundação “la Caixa”
Professor de Health Economics da NOVA School of Business and Economics
da Universidade NOVA de Lisboa
Políticas de Saúde e Enfermagem é um livro essencial para quem acredita que a prática do cuidar também é um ato de transformação social.
Conteúdos Abordados:
- Políticas públicas de saúde em Portugal, na Europa e no mundo;
- Enfermagem e as reformas da saúde;
- O grande desafio para o Serviço Nacional de Saúde: a integração de cuidados e o cidadão no centro da decisão;
- Gestão e decisão em enfermagem: horizontes para as políticas públicas de saúde;
- Políticas públicas no poder local: municipalização da saúde.
Mais informações sobre o livro, aqui
