PUB

50 entidades assinam a “Declaração pela Saúde”

Hoje, dia 15 de outubro, 50 entidades assinaram a “Declaração pela Saúde”, na Academia das Ciências de Lisboa. O documento representa um compromisso para a construção de um futuro em que a saúde se consolide como um direito universal e acessível, contribuindo para a longevidade saudável, a qualidade de vida das pessoas e a humanização dos cuidados. A sessão encerrou as Comemorações dos 50 anos da Associação Nacional das Farmácias e reuniu parceiros institucionais e as entidades nacionais e internacionais signatárias.

Num cenário global marcado por desafios crescentes, como o envelhecimento da população, a maior prevalência de doenças crónicas, a rápida evolução tecnológica e a necessidade de garantir a equidade no acesso aos cuidados, torna-se essencial reforçar a colaboração interinstitucional e intersectorial para responder, de forma integrada e sustentável, aos novos desafios da saúde e do progresso do país. A cooperação entre diferentes entidades é a chave para a construção de respostas em saúde verdadeiramente sustentáveis, inovadoras e resilientes, capazes de colocar as pessoas no centro das decisões.

As entidades signatárias da “Declaração pela Saúde” estabelecem um consenso alargado quanto aos seus princípios com um propósito claro: construir, em conjunto e em colaboração, um sistema de saúde mais sustentável, inclusivo e justo, colocando a saúde no centro do desenvolvimento social e económico do país.

Em linha com os princípios da Declaração, a proximidade e a capilaridade dos cuidados de saúde assumem um papel fundamental na promoção da equidade, da literacia em saúde e de soluções adaptadas às especificidades territoriais e às realidades locais. O compromisso destaca ainda a importância de avaliar o desempenho do sistema não apenas pela redução da mortalidade, mas também pela promoção ativa da saúde e pela adoção de políticas preventivas eficazes.

Sublinha, igualmente, a necessidade de integrar a saúde em todas as políticas públicas e de fomentar a partilha de conhecimento, a inovação, a sustentabilidade e a coesão territorial, envolvendo ativamente comunidades locais, autarquias, organizações sociais, escolas e associações.

Entidades signatárias:

Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA); Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI); Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB); Associação de Farmácias de Portugal (AFP); Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos (GROQUIFAR); Associação Dignitude; Associação Nacional das Farmácias (ANF); Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE); Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP); Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA); Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED); Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH); Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF); Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP); Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF); Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (EQUALMED); Associação Portuguesa de Seguradores (APS); Associação Portuguesa dos Importadores e Exportadores de Medicamentos (APIEM); Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP); Confederação Empresarial de Portugal (CIP); Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA); Egas Moniz School of Health & Science; Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona; Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa; Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior; Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa; Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve: Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto; Federação Nacional das Associações de Doenças Crónicas (FENDOC); Fórum Nacional de Estudantes de Saúde; Fórum Saúde XXI; Health Cluster Portugal; Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto; Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU); International Pharmaceutical Federation (FIP); Ordem dos Biólogos; Ordem dos Enfermeiros; Ordem dos Farmacêuticos; Ordem dos Médicos Dentistas; Ordem dos Nutricionistas; Ordem dos Psicólogos; Pharmaceutical Group of the European Union (PGEU); Plataforma Saúde em Diálogo; Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS); União das Associações de Doenças Raras de Portugal (RD Portugal); Universidade de Évora; VALORMED – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos; World Pharmacy Council (WPC).

Terça-feira, 14 Outubro 2025 10:04


PUB