A Fundação Infantil Ronald McDonald vai inaugurar, no primeiro trimestre de 2026, um novo Espaço Familiar Ronald McDonald na ULS São José – Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, o maior hospital pediátrico do país. Este será o segundo Espaço Familiar em Portugal, que, segundo estimativas da Fundação, irá apoiar, anualmente, cerca de 1000 famílias que acompanham crianças e jovens doentes ou em tratamento hospitalar.
O anúncio foi feito num evento de celebração dos 25 anos da Fundação em Portugal, no CCB, que contou, entre outros, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Serviço Nacional de Saúde, da Câmara Municipal de Lisboa e de administrações hospitalares de algumas das ULS apoiadas pela Fundação, entre estas a ULS São José.
O novo Espaço Familiar Ronald McDonald será um local integrado, dentro do Hospital Dona Estefânia (HDE), pensado para oferecer às famílias um ambiente acolhedor, calmo e funcional, que as faça sentir “em casa”, mesmo em contexto hospitalar. Aqui, as famílias das crianças e jovens doentes ou em tratamento hospitalar poderão descansar, preparar refeições, cuidar da sua higiene pessoal, conviver com outras famílias e, acima de tudo, recuperar energia durante estes períodos mais difíceis.
Após um levantamento de necessidades, baseado num inquérito feito a 55 famílias e profissionais do Hospital, o novo Espaço Familiar Ronald McDonald do HDE foi desenhado para incluir:
- Cozinha e sala de refeições, para que as famílias possam preparar e aquecer as suas próprias refeições;
- Sala de estar, com sofás e televisão, que oferece um ambiente de tranquilidade e convívio;
- Sala de brincadeiras, destinada às crianças internadas, da consulta externa ou do hospital de dia;
- Dois quartos, equipados para descanso ou pernoita das famílias;
- Casas de banho e balneários, com duche e cacifos individuais;
- Sala Snoezelen, um espaço multissensorial que promove o bem-estar e a tranquilidade;
- Lavandaria, equipada com máquinas de lavar e secar;
- Salas de atividades, onde serão promovidas ações de bem-estar, como massagens, Reiki e atividades lúdicas;
- Armazém, um espaço de armazenamento para os donativos oferecidos à Fundação por parceiros, entre outros;
- Sala de voluntários e escritório, que servirá de apoio à equipa da Fundação e aos voluntários para o desenvolvimento de diversas atividades.
O espaço estará aberto todos os dias, entre as 9 e as 20 horas, permitindo a pernoita das famílias sempre que necessário.
A presença da Fundação Infantil Ronald McDonald no HDE vem responder a uma necessidade identificada tanto por pais como por profissionais de saúde, que há muito defendiam a criação de um espaço de apoio não assistencial, onde as famílias pudessem encontrar privacidade, descanso e apoio emocional.
Além das infraestruturas, o espaço contará ainda com uma equipa de colaboradores da Fundação e de voluntários que dinamizarão atividades lúdicas, educativas e de promoção de bem-estar, tanto para as famílias como para as crianças e jovens internadas ou em tratamento ambulatório, tornando os dias mais leves e positivos.
Com este novo projeto, a Fundação Infantil Ronald McDonald reforça a sua missão de fornecer os serviços essenciais que fortalecem as famílias e promovem a melhoria da saúde quando as crianças e jovens necessitam de cuidados de saúde, oferecendo-lhes conforto, apoio e estabilidade durante o processo de tratamento. Este é o 5º projeto da Fundação em Portugal, que vai juntar-se às duas Casas Ronald McDonald (em Lisboa e no Porto) ao Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e à Sala de Brincar Ronald McDonald no Hospital de São João, no Porto.