PUB


Grupo Germano de Sousa celebra 50 anos na liderança da medicina laboratorial e reforça investimento no diagnóstico do cancro

O Grupo Germano de Sousa (GGS) celebra 50 anos de atividade com um reforço financeiro e estratégico na sua atuação na área da oncologia, consolidando um percurso que tem vindo a desenvolver ao longo de vários anos na luta contra o cancro. A aposta estratégica em Oncogenómica e Medicina de Precisão garante ao Grupo um papel determinante na evolução do diagnóstico oncológico aliado à terapêutica, abrindo novas fronteiras na prática clínica.

Há vários anos que o Grupo Germano de Sousa investe de forma consistente no diagnóstico oncológico, tendo reforçado recentemente essa aposta estratégica. Com tecnologia de ponta e integração de inteligência artificial, o Grupo afirma-se hoje como o laboratório de referência em Portugal nesta área, liderando em Oncogenómica e Medicina de Precisão.

Fundado há 50 anos, o Grupo Germano de Sousa é atualmente o maior operador privado de medicina laboratorial em Portugal, realizando mais de 50 milhões de testes por ano, servindo cerca de 17 milhões de utentes, com uma equipa de aproximadamente 1.700 colaboradores, mais de 600 pontos de colheita e 17 laboratórios distribuídos por todo o país.

A história do GGS é marcada por marcos pioneiros, como o licenciamento do primeiro laboratório português dedicado à genómica segundo as normas da ERS, a criação da Ophiomics, start-up dedicada à investigação genética do cancro, e a integração de tecnologia de inteligência artificial no diagnóstico oncogenómico.

O Grupo Germano de Sousa é hoje muito mais que uma vasta rede de Laboratórios de Patologia Clínica. A investigação e o desenvolvimento são uma prioridade que nos tem permitido acompanhar a evolução e os desafios, pondo à disposição dos colegas médicos e dos doentes todo esse saber.

Para além do Laboratório de Patologia Clínica, área de excelência do Grupo Germano de Sousa, outros dois laboratórios reforçam a posição de liderança do Laboratório de Portugal no mercado: o Laboratório de Anatomia Patológica e o Laboratório de Genética e Oncogenómica.

O Laboratório de Patologia Clínica GS é também um centro de investigação, formação e partilha de conhecimento clínico e tecnológico, com forte presença académica em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa.

Com departamentos especializados em áreas como Genética e Oncogenómica, Anatomia Patológica, Hemato-Oncologia, Imunoalergologia e Microbiologia Clínica, o Grupo continua a investir em tecnologia de ponta, investigação e qualidade, participando em mais de 50 programas internacionais de Avaliação Externa de Qualidade.

Para além das áreas referidas, o Grupo destaca-se em múltiplas áreas laboratoriais, incluindo Autoimunidade, Rastreio Pré-Natal, Bioquímica, Hemato-Oncologia, Imunoalergologia, Genética e Oncogenómica, Anatomia Patológica, Microbiologia Clínica, Citometria de Fluxo, Patologia Química, Hematologia e Hemostase, Biologia Molecular. Esta diversidade de especializações, aliada à excelência técnica e científica, consolida o Grupo Germano de Sousa como o maior operador privado de medicina laboratorial em Portugal e um parceiro essencial na prática clínica nacional.

Para Germano de Sousa, presidente do Grupo, “a nossa missão permanece inalterada: colocar o saber científico e médico ao serviço dos utentes e dos colegas médicos, com inovação, rigor e ética”.

Com esta visão, o Grupo Germano de Sousa reafirma o seu compromisso com o futuro da medicina e com a saúde dos portugueses.

 

Grupo Germano de Sousa abre ‘Coleção de Medicina Professor Germano de Sousa’

No âmbito das celebrações dos seus 50 anos, o GGS abre hoje a ‘Coleção de Medicina Professor Germano de Sousa’. Este acervo de medicina laboratorial e não só, vai contar com peças exclusivas do fundador do grupo, que vem colecionando ao longo de décadas e poderá ser visitado na Sede do Grupo, em Lisboa.

A Coleção de Medicina Professor Germano de Sousa materializa, de forma notável, a história dos cuidados de saúde, cruzando as dimensões do diagnóstico e tratamento médicos.

Constituída por cerca de 500 objetos, 700 edições monográficas e 20 dossiers de documentação, a coleção abrange bens de natureza museológica, arquivística e bibliográfica, conjunto que permite traçar a evolução dos saberes e das práticas médicas desde as conceções greco-latinas clássicas até à contemporaneidade, com especial destaque para as áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ginecologia/Obstetrícia e Cirurgia. O acervo integra ainda um conjunto significativo de instrumentos e materiais que documentam a transformação técnica e científica da prática laboratorial.

O espaço expositivo que se inaugura nasce com o propósito de se afirmar como um lugar de preservação e de memória, convidando o visitante a conhecer o percurso histórico dos cuidados médicos através dos instrumentos, objetos, livros e documentos reunidos pelo colecionador, que aqui partilha o seu fascínio pela materialidade da ciência e da prática da Medicina.

Sexta-feira, 24 Outubro 2025 11:20


PUB