A obesidade é muito mais do que uma questão estética. Trata-se de uma doença crónica resultante do excesso de gordura acumulada no organismo e surge, na maioria das vezes, de um desequilíbrio entre o que comemos e a energia que gastamos. A obesidade é um problema de saúde pública em Portugal e no mundo, estando associada ao risco acrescido de várias doenças crónicas.
Com o objetivo de proporcionar uma compreensão sólida dos fundamentos genéticos e metabólicos envolvidos, 23 profissionais de diversas áreas da saúde, sob a coordenação de Luísa Veiga, professora coordenadora de Bioquímica na Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) do Instituto Politécnico de Lisboa, José Silva-Nunes, médico endocrinologista, diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da Unidade Local de Saúde São José, e de Miguel Brito, professor coordenador principal de Genética na ESSL do Instituto Politécnico de Lisboa, apresentam a obra Manual Sobre Obesidade, editada pela LIDEL.
No livro são explorados os aspetos fisiológicos e patológicos subjacentes às doenças associadas à obesidade, nomeadamente a diabetes, as doenças cardiovasculares, as dislipidemias, a doença hepática, a disfunção gonadal, as doenças respiratórias, as patologias osteoarticulares e o cancro.
Manual Sobre Obesidade contempla ainda as diversas áreas de intervenção no âmbito da obesidade, tanto nas vertentes não cirúrgica como cirúrgica e farmacológica, abrangendo a prática clínica, a nutrição, a psicologia, a reabilitação cardiorrespiratória, o exercício físico e a fisioterapia numa perspetiva multidisciplinar de abordagem da obesidade.
“Enquanto não temos a chave dos problemas, que é essencialmente política, temos de tratar aquele doente ou utente. Para isso, existem as abordagens psicológicas, nutricionais, de fisioterapia ou de exercício físico, as cirúrgicas e, finalmente, os fármacos, alguns mais velhos, outros muito recentes. Está lá tudo descrito, por vários especialistas, neste Manual sobre Obesidade, que, repito, é um livro científico.”
In Prefácio de Isabel do Carmo
Médica especialista em Endocrinologia, Diabetes e Nutrição; Fundadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade; foi diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria; foi professora com agregação da Faculdade de Medicina de Lisboa
Esta obra é dirigida a profissionais de saúde e estudantes de diversas áreas do saber que participam na intervenção orientada para a prevenção e tratamento da obesidade, destacando-se, entre outros, médicos, internos de endocrinologia, médicos de medicina geral e familiar, nutricionistas, psicólogos, fisiologistas do exercício e fisioterapeutas.
Ao longo de 22 capítulos, são abordados os seguintes temas:
- Determinantes da obesidade, genética e epigenética da obesidade;
- Metabolismo energético: Alterações na obesidade e complicações associadas;
- Microbioma intestinal e obesidade;
- Obesidade e diabetes mellitus tipo 2, doença cardiovascular, doença hepática, disfunção gonadal masculina e feminina, dislipidemia, e doenças respiratórias;
- Sono e obesidade, e distúrbios respiratórios relacionados com o sono;
- Doenças osteoarticulares;
- Obesidade e cancro;
- Intervenções psicológicas na cirurgia bariátrica;
- Intervenção cirúrgica e não-cirúrgica (nutrição);
- Obesidade e exercício físico;
- A abordagem da fisioterapia no tratamento cirúrgico e não-cirúrgico da obesidade;
- Intervenção farmacológica na obesidade.
Mais informações sobre o livro aqui.
