A Ordem dos Farmacêuticos realizou, no passado dia 14 de março, no Porto, mais uma edição da Cerimónia de Compromisso Farmacêutico. A sessão reuniu centenas de jovens farmacêuticos, acompanhados por familiares e amigos, e contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, num momento de grande simbolismo, que marcou o início formal do percurso profissional e o compromisso ético e moral assumido com a profissão e com a sociedade dos novos farmacêuticos.
Na abertura da cerimónia, o Bastonário, Helder Mota Filipe, destacou o significado deste momento para os novos profissionais e sublinhou a evolução e a crescente diferenciação da profissão farmacêutica, lembrando que os jovens que agora entram na profissão encontram uma atividade com “história, relevância social e futuro”, que tem sabido responder às necessidades da população e do sistema de saúde.
Também a Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, sublinhou a importância da Cerimónia, que simboliza a promessa dos novos farmacêuticos “de colocar o doente no centro e agir com ética, rigor e humanidade, honrando uma profissão que é, antes de tudo, uma missão.” A representante da Tutela enfatizou o contributo dos farmacêuticos para o sistema de saúde, enquanto agentes de saúde pública, garantindo a segurança, a qualidade e eficácia dos medicamentos.
Num contexto de crescente complexidade da resposta em saúde, marcado pela inovação científica, tecnológica e organizacional, o Bastonário defendeu a necessidade de continuar a criar condições para que os farmacêuticos possam responder plenamente às expectativas da sociedade. “Se queremos que os farmacêuticos respondam melhor àquilo que a sociedade espera deles, então temos de garantir condições adequadas para o exercício da sua atividade”, afirmou.
Entre essas condições, destacou o acesso à informação necessária ao exercício profissional, o reconhecimento de competências, a valorização dos profissionais e a criação de contextos de trabalho que permitam colocar o conhecimento farmacêutico ao serviço dos doentes e da população.
A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, deixou uma mensagem de confiança quanto ao futuro da profissão farmacêutica, sublinhando que o Governo reconhece o valor dos farmacêuticos e está empenhado no seu reforço e valorização. Entre as medidas já concretizadas, destacou a atualização da tabela remuneratória dos farmacêuticos, incluindo farmacêuticos residentes, a abertura de vagas para progressão nas carreiras farmacêuticas, o reforço da Residência Farmacêutica, com a abertura de concurso para cerca de 150 novos farmacêuticos, e a consolidação de novas áreas de intervenção, como o regime de dispensa em proximidade, a participação nas campanhas de vacinação sazonais do SNS e o reforço do papel dos farmacêuticos no novo regulamento de gestão da disponibilidade do medicamento, essencial no combate às ruturas. Segundo a governante, estas medidas visam reforçar o acesso, a qualidade e a segurança para os utentes, com mais farmacêuticos no centro da resposta em saúde.
A Cerimónia incluiu uma conferência dedicada ao tema “Migrações e Saúde Pública”, apresentada por Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
O Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos, Félix Carvalho, destacou as profundas transformações que marcam as sociedades contemporâneas, entre as quais a crescente mobilidade humana e a intensificação dos fenómenos migratórios. “As migrações são hoje uma realidade estrutural das sociedades contemporâneas”, afirmou, acrescentando que “o papel do farmacêutico torna-se particularmente relevante”, por serem frequentemente os profissionais de saúde mais próximos da comunidade.
Durante a cerimónia, os novos farmacêuticos receberam a sua carteira profissional e fizeram a leitura do Juramento Farmacêutico, assumindo publicamente o compromisso que acompanha o exercício da profissão.
A cerimónia integrou igualmente a entrega de certificados de Competências Farmacêuticas em Oncologia e em Medicina Farmacêutica, num momento que evidenciou a aposta da profissão no desenvolvimento profissional contínuo, na diferenciação de competências e na qualificação em áreas cada vez mais exigentes e especializadas.
A forte adesão à cerimónia, com o auditório cheio, voltou a confirmar a importância que este momento tem vindo a assumir na vida da Ordem e da profissão, enquanto marco de integração de uma nova geração de farmacêuticos.
Reveja os melhores momentos na aqui.