A Farmácia moderna e as tecnologias de gestão na saúde

Dr. Paulo Magalhães
29/07/21
A Farmácia moderna e as tecnologias de gestão na saúde

Leia a opinião do Dr. Paulo Magalhães, CEO da Tlantic, relativa ao avanço dos tempos na Farmácia e na saúde e à adaptação rápida e capaz de habilitar os serviços mais essenciais de forma a satisfazer os doentes e a sociedade em geral.

Nos últimos 18 meses, a saúde foi o motor involuntário das grandes transformações operadas na economia e na sociedade. Evolução a que indústria da saúde não ficou alheia, logrando uma bem-sucedida adaptação às novas circunstâncias e às necessidades de colaboradores, doentes e consumidores.

No setor farmacêutico, a inovação tecnológica visa, sobretudo, a melhoria da qualidade do serviço e a prestação de um atendimento célere e eficaz, nã o dispensando a insubstituível interação humana e qualidade de vida dos seus profissionais. A implementação de tecnologia no cuidado farmacêutico reveste -se de inúmeras vantagens, permitindo automatizar, simplificar e melhorar os processos internos e externos.

O impacto é, deste modo, transversal a toda a cadeia de valor da saúde, permitindo melhorar os touchpoints com o cliente, mas igualmente propiciar uma gestão mais eficiente e conhecedora dos recursos humanos. A este título, o setor hospitalar tem vindo a adotar um conjunto de soluções, como a Tlantic Workforce Management, que se têm refletido num significativo aumento da produtividade nas instituições, como exemplo é o caso dos Hospitais CUF em Portugal.

Simultaneamente, esta inovação digital assegura uma importante componente de estabilidade ao planeamento estratégico, tão fundamental para a gestão das pessoas de um setor tão fundamental. A utilização de algoritmos de previsão assegura informação para projeções do aprovisionamento futuro, bem como para gestão de pessoas e de operações, de forma completamente automática.

A pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Para um gestor da saúde, com o desenvolvimento de escalas e adaptação das equipas como um dos fatores mais desafiantes, saber a informação correta para planear, de forma automática, revela mais um dos grandes impulsos da tecnologia para o setor da saúde. São tantas as vantagens, que refletem no aumento de lucro, geram uma maior satisfação do clientes e ainda promove a diminuição de custos propiciada por uma gestão mais inteligente e eficaz das equipas. Este binómio traduz-se numa poupança financeira, em colaboradores mais felizes e no aumento das receitas, conjugando-se, desta forma, uma dinâmica bastante lucrativa para as companhias.

O presente e o futuro deste setor passam, inevitavelmente, pela manutenção das suas características diferenciadoras, a proximidade e personalização, aos quais deverá conseguir somar a flexibilidade, a agilidade e a velocidade conferidas pelas ferramentas tecnológicas de que dispõe. A união entre os setores da saúde e das farmácias com soluções inovadoras promove não apenas um avanço na produtividade geral dos processos, mas principalmente uma relação ainda melhor entre empresa e colaboradores e destes com os seus clientes. A tecnologia é para todos.

Partilhar

Publicações