Ambiente agradável e programa ambicioso do ponto de vista científico

Redação News Farma
20/02/15
Ambiente agradável e programa ambicioso do ponto de vista científicoÚtil e agradável. Eis o que Dr. João Jácome de Castro espera que venham a ser as 5as Jornadas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar da Região Sul.

"Temos o objetivo de proporcionar um ambiente agradável, com um programa atualizado, ambicioso do ponto de vista científico e com uma forte componente prática", assegura o presidente desta reunião, onde são esperados cerca de 300 participantes.

News Farma | O que se espera das 5as Jornadas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar da Região Sul?

Dr. João Jácome de Castro | Temos o objetivo de criar um espaço de debate, que seja informal e onde haja tempo para abordar tranquilamente os problemas da prática clínica diária.


NF | Por que motivo realça o fator tempo?
JJC | É com frequência que se assiste a boas apresentações em reuniões científicas, mas depois não haver tempo para discutir em maior profundidade o assunto abordado. Desta forma, queremos criar um espaço de debate entre endocrinologistas, internistas e clínicos gerais, que permita a discussão de aspetos práticos no tratamento dos doentes com diabetes.


NF | Reunidas todas as condições, o que é esperado deste encontro, em termos gerais?
JJC | Esperamos que seja uma reunião útil e agradável. Com esta reunião vamos procurar contribuir para uma melhor resolução dos problemas do dia-a-dia da prática clínica.


NF | Poderia destacar os principais assuntos que vão ser debatidos durante estes dois dias?
JJC | Vamos dar importância à alimentação na diabetes, sendo apresentadas e discutidas as principais dúvidas que os doentes colocam na consulta; debater aspetos ligados à enfermagem; abordar a autovigilância e a avaliação da glicémia capilar; vamos ainda apresentar o que existe de novo no tratamento da diabetes e há várias novidades ao nível da terapêutica; procuramos mostrar uma visão sobre as novas guidelines e as recomendações internacionais; será também dada uma perspetiva prática de como tratamos os doentes com diabetes e de como aplicamos as novas recomendações internacionais. No fundo, a reunião tentará combinar e conjugar as novas terapêuticas e as recomendações mais recentes com os desafios da prática clínica. Gostaria de salientar que tivemos o cuidado de dar a conhecer as diferentes perspetivas, ou seja, não apenas dos endocrinologistas mas também dos internistas, clínicos gerais, enfermeiros e nutricionistas. Será com base nas diferentes perspetivas que vamos estudar casos concretos.


NF | Qual a importância de mostrar as diferentes perspetivas dos diversos profissionais da saúde envolvidos no tratamento da diabetes?
JJC | É fundamental confrontármo-nos com estas diferentes perspetivas, porque tratamos pessoas e o tratamento da diabetes é um excelente exemplo de um trabalho em equipa, multidisciplinar, em que todos somos importantes.


NF | As Jornadas também contemplam o "Curso de Insulinoterapia: Uma abordagem Prática e Multidisciplinar". Em que medida é importante para os participantes?
JJC | É importante que cada vez mais pessoas façam insulinoterapia e cada vez mais vezes a associem a outros fármacos antidiabéticos. Existe uma certa inércia e até mesmo dificuldade em usar insulina, quer da parte do doente, quer da parte da equipa que o trata. Assim, vamos tentar desmistificar este tabu e a dificuldade em iniciar a insulinoterapia, bem como tentar contribuir para que haja mais diabéticos tipo 2 com este tratamento no nosso País.


NF | Existe alguma outra questão para a qual se pretende chamar a atenção?
JJC | O diagnóstico, pois cerca de 40% dos diabéticos em Portugal não estão diagnosticados. Também pretendemos otimizar o tratamento, visto que aproximadamente 40% dos diabéticos não são tratados como gostaríamos, pelo que temos de encontrar objetivos e saber o que fazer mais e melhor pelos nossos doentes.


NF | É possível afirmar que as expectativas para esta reunião são elevadas?
JJC | Sem dúvida. As Jornadas de Diabetologia Prática são cada vez mais um marco da formação pós-graduada na área da Diabetologia, no nosso País. Temos o objetivo de proporcionar um ambiente agradável, com um programa atualizado, ambicioso do ponto de vista científico e com uma forte componente prática, em que haja também tempo para pensarmos e debatermos os assuntos com que nos confrontamos no nosso dia-a-dia, em especial os casos clínicos dos nossos doentes. E ainda vamos ter tempo para conviver, estreitar relações e criar sinergias entre médicos, enfermeiros e nutricionistas para que assim possamos tratar melhor os nossos doentes com diabetes mellitus.


Artigo publicado no Jornal do Congresso das 5as Jornadas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar da Região Sul.

Partilhar

Publicações