O XXI Congresso da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) vai decorrer, entre os dias 26 e 27 de outubro, no Hotel Cascais Miragem, em Cascais.
Esta sociedade científica tem por objetivo essencial "promover o estudo, investigação, prevenção e tratamento da aterosclerose nos seus diferentes aspetos e manifestações clínicas". O congresso anual é o ponto mais alto das suas atividades. É o tempo e o espaço para se apresentarem, debaterem e discutirem os resultados dos trabalhos científicos publicados nos últimos tempos nestas matérias, confrontando-os com as diversas recomendações e normas e com a prática das nossas equipas terapêuticas.
O tema do XXI Congresso é bastante descritivo: "Aprofundar saberes e alargar as boas práticas; da proteção dos saudáveis à reabilitação das vítimas das doenças ateroscleróticas". Esperamos que no final os participantes presentes possam ter passado em revista as mais recentes evidências científicas que suportam a sua prática nestes vastos campos da prevenção, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares. Haverá ainda espaço para que as nossas equipas de investigação nas áreas da epidemiologia, da clínica e do laboratório, possam apresentar, debater os resultados dos seus trabalhos científicos mais recentes e interagir.
Os temas do Congresso serão necessariamente diversificados e salientava pela sua atualidade: a prevenção e tratamento da trombogenicidade da placa aterosclerótica, a aterosclerose vista em imagem, atualizando os avanços na visualização da placa aterosclerótica e discutindo as atuais capacidades de intervenção nomeadamente no território cerebrovascular. Também haverá simpósia sobre o risco cardiovascular na diabetes e na dislipidemia e a necessidade de adaptar os objetivos ao perfil do doente e finalmente sobre intervenção comunitária e doença cardiovascular - a visão dos especialistas e dos doentes. Teremos também conferências de grande interesse como a hipertensão arterial como alteração metabólica, a encruzilhada da obesidade, diabetes, doença cardiovascular e a avaliação das opções para o risco cardiovascular persistente.
Todos os preletores têm provas dadas e dão-nos a garantia de que as suas apresentações serão atuais, rigorosas e relevantes, para a assistência. Queria realçar que quando foram contactados responderam-nos afirmativamente quase de imediato, com grande generosidade, considerando o tempo e o esforço que dedicam à preparação e realização.
O Congresso da SPA é também um espaço da "educação médica continuada" através da abordagem de um conjunto de temas que, pela sua atualidade, pertinência e idoneidade científica dos palestrantes, moderadores e membros do painel de discussão, certamente constituirá uma peça importante de aprendizagem e troca de conhecimentos. Os Internos do Internato Complementar e Especialistas de Medicina Interna, Clínica Geral e Medicina Familiar, Cardiologia, Neurologia, Endocrinologia são o principal público-alvo, mesmo não sendo sócios da SPA. Finalmente o programa científico é complementado com um curso de Lipidologia, pré congresso, que decorrerá nos mesmos moldes do realizado em 2012 e que esperamos que alcance uma adesão e um apreço idêntico dos participantes.
Não está previsto nenhum "programa social" para além da natural alegria do reencontro dos sócios da SPA e de muitos profissionais que integram equipas terapêuticas prestigiadas a nível nacional, nas áreas das doenças cardiovasculares. Vai ser animado, apesar dos tempos que atravessamos. Pensamos que o local reúne as melhores condições e Cascais é uma vila encantadora e já recebeu o Congresso da SPA. Tal como no ano passado irá estar presente uma "jovem" associação de doentes hipercolesterolemia, que terá voz numa das sessões e terá o seu espaço no congresso para mostrar aos profissionais de saúde a sua prespetiva da doença e dos cuidados que estão ou que gostariam de estar a receber.
É nosso desejo que todos apreciem, do ponto de vista científico e pessoal, o XXI Congresso da SPA e que ele possa ser uma referência no crescimento profissional de muitos dos associados da SPA e dos restantes participantes.
Dr. João Sequeira Duarte
Presidente do Congresso