A H. Lundbeck A/S (Lundbeck) e a Contera Pharma anunciam uma colaboração estratégica em investigação com o objetivo de acelerar a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos inovadores à base de oligonucleótidos para doentes que vivem com doenças neurológicas graves, nas quais ainda existem necessidades médicas significativas não atendidas.
Em conjunto, as empresas irão explorar novas abordagens de tratamento direcionadas ao RNA, concebidas para proporcionar benefícios transformadores a doentes em todo o mundo. A parceria irá potenciar os mais de 70 anos de experiência da Lundbeck em neurociência e a experiência da Contera Pharma em oligonucleotídeos e plataformas pioneiras de descoberta de RNA, incluindo AttackPoint discovery®, OligoDisc® e SpliceMatrix®.
Impulsionar terapias futuras através da inovação externa
A parceria reflete a estratégia de longo prazo da Lundbeck de fortalecer o seu pipeline tanto internamente quanto através de colaborações externas com inovações científicas. Ao incorporar terapias de RNA no seu portfólio de investigação, a Lundbeck ampliará as suas capacidades e garantirá a permanência na vanguarda da inovação em saúde do cérebro. O direcionamento ao RNA pode ser particularmente valioso para continuar a construir o pipeline de pesquisa da Lundbeck de medicamentos para o tratamento da neurodegeneração.
Tarek Samad, vice-presidente sénior e diretor de investigação da Lundbeck, afirmou: «A parceria com a Contera oferece-nos a oportunidade de expandir o nosso pipeline com candidatos direcionados para o RNA que podem resultar em tratamentos totalmente novos. A colaboração apoia perfeitamente o nosso objetivo de fornecer terapias para pacientes com condições neurológicas graves, para as quais existem poucas ou nenhuma opção atualmente.»
Klaus Simonsen, vice-presidente e diretor de Investigação Externa e Inovação da Lundbeck, enfatizou a importância das parcerias externas: «A parceria em investigação precoce é a pedra angular da nossa estratégia para construir sistematicamente um ecossistema altamente interligado de líderes inovadores em neurociência e tecnologia. Ao adotar a terapia com RNA através da nossa colaboração com a Contera, estamos a fortalecer o nosso pipeline e a garantir que permanecemos na vanguarda do progresso científico na saúde do cérebro.»
Utilizar as plataformas de RNA para acelerar avanços
A Contera Pharma utilizará as suas plataformas especializadas de descoberta de RNA e a sua experiência para identificar e otimizar novas terapias direcionadas a alvos moleculares com potencial para modificar a progressão da doença. Através desta colaboração, a Lundbeck mantém a opção de promover essas terapias promissoras para o desenvolvimento clínico em fase avançada e comercialização global, garantindo que descobertas inovadoras possam, em última instância, chegar aos doentes em grande escala. Nos termos do acordo, a Contera Pharma receberá um pagamento adiantado e financiamento total para a investigação de cada meta.
A empresa será também elegível para pagamentos por objetivos relacionados com conquistas pré-clínicas, clínicas, regulatórias e comerciais, juntamente com royalties escalonadas sobre as vendas líquidas futuras de quaisquer produtos resultantes.
Søren Vestergaard Rasmussen, diretor científico da Contera Pharma, destacou a força das plataformas da empresa: “Esta colaboração destaca a força da nossa plataforma de RNA e a nossa capacidade de traduzir ciência de ponta em terapias transformadoras. Estamos muito entusiasmados por embarcar nesta parceria e ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com a Lundbeck.»
Thomas Sager, diretor executivo da Contera Pharma, acrescentou: «Este acordo valida o nosso motor de descoberta de RNA e irá acelerar a nossa missão de fornecer medicamentos inovadores a doentes com necessidades relevantes não satisfeitas. Ao unir forças com a Lundbeck, podemos criar fortes sinergias e explorar o potencial das terapias com oligonucleótidos.»