Realiza-se no próximo dia 19 de junho, das 10h00 às 12h30, o evento ‘Brain Collective – Cérebros Saudáveis, Sociedades Vibrantes’, promovido pela Angelini Pharma Portugal, no 8 Marvila, em Lisboa. A iniciativa é de entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, e vai reunir especialistas, decisores e representantes da sociedade civil para debater os desafios e as oportunidades na área da Saúde do Cérebro, em Portugal.
O evento, que conta com o Expresso como media partner, será o palco da divulgação oficial dos mais recentes dados portugueses do relatório ‘Headway’, que aponta que investir na Saúde do Cérebro transcende a saúde, representando um investimento estratégico com profundo impacto económico e social.
Emoções, memórias, decisões, ações – tudo começa no cérebro. Com cerca de 100 mil milhões de neurónios, é o órgão mais complexo do corpo humano e o maestro silencioso de tudo o que somos. Ainda assim, as doenças neurológicas são hoje a principal causa de anos de vida afetados por incapacidade a nível mundial, sendo responsáveis por cerca de nove milhões de mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para a OMS, a Saúde do Cérebro é o estado de funcionamento cerebral nos domínios cognitivo, sensorial, socioemocional, comportamental e motor, que permite a uma pessoa realizar o seu pleno potencial ao longo da vida, independentemente da presença ou ausência de perturbações. É neste enquadramento que o evento ‘Brain Collective’ convoca para a reflexão coletiva sobre a importância desta temática para o bem-estar individual, a sustentabilidade dos sistemas de saúde e o desenvolvimento das nossas comunidades.
O programa da manhã tem início com uma sessão de abertura dedicada ao tema ‘A Saúde do Cérebro como motor de competitividade e bem-estar em Portugal’, que inclui a apresentação do relatório ‘Headway – Um novo roteiro para a Saúde do Cérebro’, com intervenções de Gustavo Jesus (psiquiatra), Nuno Canas (neurologista) e Francisco Ramos (economista da Saúde).
O Headway é um relatório concebido e produzido pelo TEHA Group, uma subsidiária do think tank The European House – Ambrosetti, em parceria com a Angelini Pharma, com o objetivo de criar uma plataforma multidisciplinar que cruza dados epidemiológicos, sociais e económicos de vários países europeus para apoiar a definição de políticas públicas eficazes. Esta edição centra-se em Portugal e apresenta dados que nos dão um novo olhar no que diz respeito à Saúde do Cérebro.
Segue-se ‘Cérebro é Arte’, um momento com Rudolfo Quintas, artista visual, que explora a dimensão criativa e expressiva do cérebro humano.
A iniciativa prossegue com o painel de debate ‘O futuro da Saúde do Cérebro em Portugal: prioridades e estratégias’, com a participação de Gustavo Jesus, Nuno Canas, Francisco Ramos e Nuno Jacinto (especialista em Medicina Geral e Familiar), seguindo-se a sessão de encerramento, às 12h30.
Inscreva-se gratuitamente em: Brain Collective – Cérebros Saudáveis, Sociedades Vibrantes