PUB

SRNOM apela ao diálogo para salvaguardar a resposta da Via Verde AVC

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) acompanha com preocupação a implementação do Despacho n.º 8134-A/2026, que estabelece um novo modelo de remuneração da produção adicional em áreas altamente diferenciadas, nomeadamente na Neurorradiologia de Intervenção, Radiologia de Intervenção e Cardiologia de Intervenção.

A SRNOM reconhece a intenção do Ministério da Saúde de uniformizar os diferentes regimes remuneratórios existentes no Serviço Nacional de Saúde. No entanto, considera que este processo deve ser conduzido com prudência, diálogo e conhecimento da realidade assistencial.

A aplicação de um modelo assente nos valores mais baixos, sem uma avaliação cuidada do impacto na organização das equipas e na resposta assistencial, poderá introduzir fatores de instabilidade em serviços altamente diferenciados, cuja disponibilidade permanente é essencial para garantir cuidados de excelência.

Na região Norte, os hospitais de São João, Santo António, Braga e Gaia/Espinho asseguram uma resposta permanente à Via Verde AVC, através de equipas altamente especializadas cuja organização resulta de muitos anos de experiência e diferenciação. Qualquer alteração que possa comprometer o equilíbrio deste modelo merece uma análise cuidada, tendo sempre como prioridade a segurança dos doentes e a continuidade da resposta assistencial.

Para o Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos,  José Torres da Costa, “o objetivo deve ser harmonizar procedimentos sem colocar em causa aquilo que funciona bem. Quando falamos de áreas como a Neurorradiologia de Intervenção, estamos a falar de equipas altamente diferenciadas, construídas ao longo de muitos anos, que asseguram uma resposta permanente aos doentes. O foco deve estar na continuidade dos cuidados e não apenas numa lógica exclusivamente economicista.”

A SRNOM regista com satisfação a abertura do Ministério da Saúde para dialogar com as especialidades envolvidas e espera que esse processo decorra com carácter de urgência, permitindo encontrar, até ao final deste mês, uma solução equilibrada que concilie a necessária racionalização do sistema com a valorização dos profissionais e, sobretudo, com a proteção dos doentes.

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos acredita que o diálogo entre o Ministério da Saúde, as sociedades científicas, os médicos e as instituições permitirá encontrar uma solução que preserve uma resposta clínica de elevada diferenciação, reconhecida pelos seus resultados e fundamental para milhares de doentes.

Terça-feira, 07 Julho 2026 12:42


PUB