A UNITE Rede de Parlamentares para a Saúde Global, sediada em Lisboa, sob o alto patrocínio de Portugal, França, Uruguai e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), lançou oficialmente um novo Policy Desk de Saúde Mental. Esta é a mais recente das iniciativas emblemáticas da UNITE para promover o envolvimento parlamentar em questões urgentes de saúde global.
O lançamento, realizado na Missão Permanente de Portugal junto às Nações Unidas à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas no passado dia 26 de setembro, teve lugar apenas um dia após a aprovação da Declaração Política sobre a Prevenção e Controlo de Doenças Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Mental, sendo esta a primeira vez que incluiu uma referência histórica à saúde mental. O evento reuniu vários campeões da saúde mental, incluindo ilustres líderes
governamentais, entre eles, o Ministro da Saúde de Cabo Verde, Dr. Jorge Figueiredo; o Ministro da Saúde de Moçambique, Dr. Ussene Isse; a Secretária de Estado da Saúde de Portugal, Dra.ª Ana Povo; a Embaixadora de França para a Saúde Global, Hon. Anne-Claire Amprou, juntamente com parlamentares, representantes de organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde e a OCDE, e parceiros do setor privado. As discussões destacaram a necessidade urgente de catalisar ações políticas mais fortes, investimentos sustentáveis e legislação baseada em evidência clínica e científica para enfrentar a crise global de saúde mental.
A Saúde Mental continua a ser uma necessidade global crítica, mas cronicamente negligenciada e estigmatizada. Mais de uma em cada oito pessoas em todo o mundo – mais de 970 milhões de indivíduos – vive com um transtorno de Saúde Mental. No entanto, o subinvestimento sistémico significa que mais de 75% das pessoas afetadas por condições de saúde mental em países de baixo e médio rendimento não recebem qualquer tipo de tratamento. O custo económico global das condições de saúde mental não tratadas excede US$ 1 bilião anualmente em perda de produtividade, provando que o impacto se estende muito além do setor da saúde.
“A parceria com a UNITE é extremamente importante para nós na OCDE. (…) Independentemente da evidência que apresentemos, se não conseguirmos que as
pessoas utilizem esses dados, então, tudo será completamente irrelevante. Por isso, para nós é muito importante trabalharmos juntos porque (…) é através da vossa rede que a mudança acontece.”afirmou Guillaume Dedet, Economista de Saúde Sénior, Emprego, Trabalho e Assuntos Sociais, OCDE.
“É devastador saber que apenas 7% da população mundial que vive com depressão tem acesso aos serviços de que necessita. (…) Essa é mais uma fonte de inspiração que demonstra a importância do trabalho da UNITE e do seu novo Policy Desk. Uma Declaração é apenas um pedaço de papel até que se faça algo com ela. É necessária liderança política. A UNITE trabalha em países concretos, com foco em impactos concretos e mudanças mensuráveis na frente política.”declarou o Dr. Ricardo Baptista Leite, Fundador e Presidente da UNITE.
Através deste Policy Desk, a UNITE esforçar-se-á por reforçar a liderança política e as alianças em torno do tema da saúde mental. Apoiando os quadros legislativos nacionais e o financiamento adequado, ao mesmo tempo que integra a saúde mental nas agendas parlamentares em todo o mundo – com especial foco nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). O objetivo final é garantir progressos concretos após a Reunião de Alto Nível, promovendo a expansão e a melhoria dos cuidados de saúde mental, tanto a nível nacional como global, através de parlamentares.
“A UNITE pretende garantir que os compromissos globais assumidos e as conclusões retiradas das discussões desta semana sejam seguidos de ações concretas a nível nacional. Os parlamentares devem estar na vanguarda da expansão do acesso aos cuidados de saúde mental e responsabilizar os governos pelo progresso”, observou o Dr. Guilherme Duarte, Diretor Executivo da UNITE e ex diplomata em Genebra.
Com mais de 8 anos de experiência na mobilização de parlamentares para questões de saúde global e mais de 520 membros em 119 países, a UNITE está numa posição única para mobilizar decisores políticos de alto nível, construir alianças intersetoriais e fornecer ferramentas baseadas em evidência para fortalecer as respostas nacionais e internacionais em Saúde Mental.
Os parlamentares têm um papel e uma responsabilidade únicos para com os seus eleitores – que devem ser aproveitados por meio de ações decisivas e coletivas.