Entre os dias 29 e 31 de janeiro, o Porto será o centro da discussão sobre a doença inflamatória intestinal (DII) ao acolher a Reunião Anual do GEDII 2026. Em entrevista, a presidente do grupo, Raquel Gonçalves, convida toda a comunidade clínica e científica a participar num encontro que privilegia a expansão de conhecimento e a atualização terapêutica num ambiente de rigor e partilha. Veja o depoimento.
O programa científico desta edição destaca a patient journey como tema central, abordando desde as escolhas terapêuticas de primeira linha até à gestão dos doentes refratários na doença de Crohn e colite ulcerosa. A discussão incluirá uma revisão sobre a relevância atual da azatioprina e explorará as fronteiras da Medicina de Precisão, focando-se em biomarcadores, endoscopia e farmacologia.
Outros pontos altos do evento incluem o debate sobre as “estratégias de saída” de terapias avançadas, o papel das pequenas moléculas e biológicos, e a abordagem multidisciplinar no pós-operatório.
Complementarmente, será realizado um curso avançado prático, baseado em casos clínicos desafiadores, que reunirá gastrenterologistas e outros especialistas para promover uma visão integrada da patologia.
Consulte mais informações sobre o evento e inscreva-se na página oficial.
