PUB

TOP Farmácia Hospitalar: 2.ª edição promove benchmarking e debate estratégico

A 2.ª edição do TOP Farmácia Hospitalar, uma iniciativa da Ordem dos Farmacêuticos (OF), em conjunto com a IQVIA, consolidou-se como um projeto de sucesso, superando o número de participantes do ano anterior. O objetivo principal do evento, segundo o bastonário Helder Mota Filipe, é realizar um exercício de benchmarking entre hospitais para identificar as boas práticas nos serviços farmacêuticos. A sessão de apresentação dos resultados é já no dia 25 de novembro, na Sede da OF, em Lisboa. Veja o vídeo.

A adesão a esta segunda edição foi “notável”, com 39 hospitais a concorrer, um aumento em relação aos 34 hospitais da edição inaugural.

Helder Mota Filipe destacou que o TOP Farmácia Hospitalar é mais do que uma cerimónia de prémiosé uma ferramenta para comparação dentro dos clusters habituais de hospitais, permitindo a identificação do desempenho individual num conjunto de indicadoresO bastonário sublinhou a importância de criar uma cultura de registo de dados e a subsequente comparação com outros hospitaisAlém disso, a iniciativa já permite a comparação entre as duas edições, e a ambição para o futuro é acompanhar a evolução de cada hospital ao longo dos anos.

Além do exercício de benchmarking e da atribuição de prémios, o evento de apresentação de resultados serve como um importante momento de discussão sobre a farmácia hospitalar, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em particular, e o sistema de Saúde em geral.

A Ordem dos Farmacêuticos convida à participação de todos na sessão, cuja inscrição pode ser realizada no site da OF.

Quarta-feira, 19 Novembro 2025 12:30


PUB