Ciclo de Atualização em Cardiologia em destaque no CPC2022

08/03/22
Ciclo de Atualização em Cardiologia em destaque no CPC2022

O Ciclo de Atualização em Cardiologia pretende realizar uma “atualização rápida, simples e interativa” para todos os congressistas, sendo sobretudo dirigido aos não cardiologistas. Em entrevista, o Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho, diretor do Serviço de Cardiologia de Gaia, apela à participação de todos neste ciclo formativo.

Neste Ciclo de Atualização, o Congresso Português de Cardiologia (CPC) 2022 pretende criar “uma equipa do coração”, ou seja, uma “Heart Team” de formação, para que todos se sintam incluídos neste encontro major da especialidade. O objetivo é juntar cardiologistas, médicos de Medicina Geral e Familiar, internistas e também enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutico, em torno do doente com doença cardiovascular além dos “colegas de Medicina Geral e Familiar e de Medicina Interna”.

Durante três dias, vão decorrer sessões inseridas em vários módulos formativos com temas pertinentes e atuais do quotidiano destes profissionais de saúde. Entre outros, vão ser debatidas as doenças valvulares, as arritmias cardíacas, a prevenção cardiovascular sempre com base na prática clínica. Para tornar as sessões interativas, pretende-se apresentar casos clínicos para debate entre todos, através da utilização da plataforma televoter.

O principal objetivo é “ver como a teoria e as guidelines se aplicam na prática clínica e não o contrário”, partilha o especialista, para se conhecer as últimas novidades do diagnóstico e tratamento da doença cardiovascular, além das mais recentes evidências científicas e guidelines.

Por fim, o Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho partilha que todas estas sessões vão ser transmitidas em direto para as pessoas poderem assistir a partir de casa.

Partilhar

Publicações