“O Congresso da SPH está vivo e foi uma vitória a todos os níveis”, o olhar de desenlace do Prof. Doutor Luís Bronze

11/03/22
“O Congresso da SPH está vivo e foi uma vitória a todos os níveis”, o olhar de desenlace do Prof. Doutor Luís Bronze

O 16.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global decorreu entre os dias 4 e 6, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura. Sob a organização, da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), e presidência do Prof. Doutor Luís Bronze, o encontro assumiu um papel multidisciplinar e abrangente. Veja a entrevista em vídeo.

Foi “um ato de fé, daqueles que acreditaram [na organização], apesar de todas as dificuldades”, desvendou o Prof. Doutor Luís Bronze, explicando que inicialmente o “congresso estava previsto ser presencial, com quatro dias; depois foi alterado para híbrido, de seguida para digital e, por fim, acabou por ser presencial, com uma data alterada”. No entanto, após todas as alterações, o presidente afirma com contentamento que houve “400 inscritos e as salas cheias.”

Relativamente à SPH, o especialista refere que “é, provavelmente, a Sociedade mais inclusiva”, com profissionais de várias áreas: “Cardiologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar -, afirmando que “todos se sentem igualmente representados”, objetivo que assume como uma “vitória” pessoal.

O Prof. Doutor Luís Bronze sugere que o encontro deste ano tinha “dois objetivos” principais: “fazer o congresso de forma presencial” e “abranger e valorizar, ainda mais, a parte do risco cardiovascular”, com o debate de temas como “a dislipidemia, a anticoagulação e a diabetes” e “uma abordagem não só medicamentosa”.

“Procurou-se que as pessoas que viessem fossem pessoas de referência nacional ou internacional, como o Prof. Kreutz, o Prof. Borghi, o Prof. Poulter e o Prof. Burnier”, afirma o presidente do Congresso, destacando que são personalidades “que nos colocam em contacto com o mundo”.

Em nota final, afirma que “todo o feedback que receberam é positivo”, concluindo que “o Congresso da SPH está vivo e foi uma vitória a todos os níveis”.

Vídeo

Partilhar

Publicações