“Voo" até ao mundo da inflamação tipo 2

23/05/22
“Voo" até ao mundo da inflamação tipo 2

A Sanofi Specialty Care estimulou, mais uma vez, a criatividade e convidou médicos de diferentes especialidades a “viajarem” até ao vasto mundo da inflamação tipo 2. Um “voo” de dois dias, com a “partida” agendada para as 18h30 do dia 27 de maio, na base aérea de Monte Real, Leiria. A “chegada” do IV Fórum Type 2 Inflammation está prevista para o dia seguinte, às 15h30.

“Associamos a uma viagem as patologias e o respetivo tratamento, bem como a forma como os médicos têm de lidar com essas doenças”, menciona a Dr.ª Tânia Rocha, Therapeutic Area Lead Immunology da Sanofi Specialty Care, indicando assim a motivação da companhia farmacêutica quanto ao local, “com F16 e, por isso, um sítio especial onde poucas pessoas já tiveram a oportunidade de estar”.

A “viagem” terá vários momentos e o primeiro será protagonizado pelo Prof. Doutor António Damásio. “Desafiamos o cientista português de renome nacional e internacional a dar uma palestra alinhada com um dos pilares dos lemas da Sanofi, que é ‘we chase the miracles of science to improve people’s lives’, com o objetivo de nos trazer inovação”, diz a Dr.ª Tânia Rocha. O Dr. João Costa, do departamento médico da Sanofi Specialty Care, sublinha que “é graças à inovação que se consegue mudar a vida dos doentes”, algo que no seu entender vai ao encontro do objetivo da Sanofi. “É o que nos move e, felizmente, temos visto resultados muito positivos.”

A importância da inflamação tipo 2, “o motivo pelo qual acontece este evento que junta médicos de várias especialidades”, e a discussão final depois dos workshops são outros dois momentos que a Dr.ª Tânia Rocha destaca. “Com os workshops pretendemos demonstrar de que forma a inovação científica e as novidades mais recentes podem ser uma mais-valia na gestão dos doentes na prática clínica”, frisa o Dr. João Costa.

Com a organização deste encontro, a companhia farmacêutica intenciona “poder aumentar o conhecimento ao nível da inflamação tipo 2”, assinala a Dr.ª Tânia Rocha, referindo-se à reunião como “um contributo para o melhor tratamento e a melhoria da qualidade de vida dos doentes, em parceria com os profissionais de saúde”. Isto porque, conforme explica a Therapeutic Area Lead Immunology, “apresentamos novidades para que os participantes tomem as melhores decisões no diagnóstico, no seguimento e no tratamento das pessoas com inflamação tipo 2”.

Particularidades da inflamação tipo 2

O processo inflamatório tipo 2 está subjacente na fisiopatologia de diferentes doenças inflamatórias, como a dermatite atópica, asma e rinossinusite crónica com polipose nasal, segundo o Dr. João Costa. “É uma desregulação da via imunológica tipo 2 que ocorre a nível sistémico, pelo que se trata de um processo inflamatório subjacente a diferentes patologias. Desta forma, consoante o local ou órgão onde ocorre esta inflamação, mediada principalmente pelas interleucinas IL-4 e IL-13, verifica-se a manifestação de sinais e sintomas diferentes, que se traduzem também em diagnósticos distintos”, esclarece e informa que há várias especialidades envolvidas no tratamento destes doentes, até porque, na maioria dos casos, também apresentam comorbilidades inflamatórias tipo 2.

Para o Dr. João Costa, “a multidisciplinaridade beneficia o doente e, nesta reunião, pretendemos realçar como a colaboração entre os vários profissionais de saúde pode traduzir-se numa melhoria dos resultados clínicos”. A Dr.ª Tânia Rocha corrobora: “O acompanhamento multidisciplinar é fundamental para se conseguir tratar o doente e não apenas a doença.”

Para visualizar o programa carregue aqui.

Partilhar

Publicações