Contagem decrescente para as Jornadas de Endocrinologia Diabetes e Nutrição de Aveiro

24/05/22
Contagem decrescente para as Jornadas de Endocrinologia Diabetes e Nutrição de Aveiro

A 8.ª edição das Jornadas de Endocrinologia Diabetes e Nutrição de Aveiro arranca esta quinta-feira, dia 26 de maio, e decorre até ao dia seguinte. A Dr.ª Joana Guimarães avança algumas das temáticas abordadas durante estes dois dias.

O evento que decorre no Meliá Ria Hotel & Spa, em Aveiro, é presidido pela Dr.ª Joana Guimarães, que é diretora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) que, em entrevista à News Farma, começou por falar na primeira mesa-redonda do encontro intitulada “Novas perspetivas na diabetes”. “O foco são as novas tecnologias de que se fala imenso, mas direcionadas para a diabetes tipo 1 (DMT1) e não tanto para a diabetes tipo 2 (DMT2)”, diz e sublinha que “muitas pessoas com diabetes tipo 2 já ouviram falar de tecnologias diferentes e, por isso, colocam-nos questões. Assim, o pretendido é fazermos uma atualização”.

No evento, estará também em discussão a remissão ou cura da DMT2. “Já foram divulgados artigos científicos que indicam quais os critérios para definir a remissão particularmente após a cirurgia bariátrica”, anota a Dr.ª Joana Guimarães, referindo que vão decorrer “várias sessões sobre novas perspetivas farmacológicas”.

A diabetes estará, assim, em evidência durante o primeiro dia como é apanágio destas Jornadas. Além dos assuntos já mencionados, serão debatidas questões ligadas à saúde mental, contraceção ou se a metformina é a terapêutica de primeira linha. “A DMT2 é um foco de interesse para muitos profissionais de saúde e não apenas para os médicos”, frisa a Dr.ª Joana Guimarães, confiante no interesse que irá suscitar o debate deste primeiro dia.

No dia seguinte é a Endocrinologia que estará em evidência, com assuntos que “vão ser abordados pela primeira vez nestas Jornadas”, diz a responsável anunciando algumas das temáticas: “As sequelas endócrinas da COVID-19, a testosterona baixa no homem, a redução da líbido na mulher, numa perspetiva hormonal mas também psicológica, a obesidade, a menopausa e, entre outros temas, a infertilidade.”

A Dr.ª Joana Guimarães indica que foram aceites 27 comunicações orais, que serão apresentadas no final do último dia do evento resultando “num momento de grande partilha”.

No programa será igualmente reservado um momento para assinalar o 40.º aniversário do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do CHBV, com “um balanço dos últimos anos” e colocando em evidência “a diferenciação do Serviço em termos de acesso e atividade assistencial e científica”, destaca a presidente das Jornadas, endereçando um agradecimento à sua equipa, à indústria farmacêutica e ao conselho de administração do CHBV.

Partilhar

Publicações