10.º Congresso com um “balanço francamente positivo”, define presidente da SPAP

21/06/22
10.º Congresso com um “balanço francamente positivo”, define presidente da SPAP

Guimarães foi a cidade escolhida para acolher os 130 participantes que marcaram presença no 10.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). A News Farma entrevistou o presidente da SPAP, Dr. Libério Ribeiro, que submeteu um balanço acerca de mais uma edição, decorrida de 2 a 4 de junho, que pretendeu abranger o maior número de temáticas relacionadas com a Imunoalergologia. Assista ao depoimento em vídeo.

Na globalidade, o balanço aferido é “excecionalmente positivo”, começa por referir o presidente da SPAP, mencionando a qualidade demonstrada pelos oradores com as sessões apresentadas, como também pelo valor dos temas debatidos. De acordo com o Dr. Libério Ribeiro, os preletores evidenciaram-se “pela sua capacidade científica e prática clínica que permitem transmitir particularmente aos mais novos toda a sua experiência para prestarem uma melhor assistência à criança".

Esclarece que anualmente a SPAP organiza três tipos de eventos, sendo que, no caso dos congressos, há uma maior abrangência de temas em que se evidenciam diversas temáticas relevantes para a especialidade, como se sucedeu com esta décima edição. Contudo, menciona que uma das novidades constadas no programa científico aludiu para a realização de um simpósio sobre a apresentação de um medicamento, um anticorpo monoclonal, usado para a dermatite atópica, asma grave e doença inflamatória crónica intestinal, que foi aprovado para crianças a partir dos seis anos, destacando ainda a existência de novas vacinas antialérgicas como foi debatido no evento.

Finaliza analisando a importância que a microbiota detém nos primeiros anos de vida, pois pode “modular” e fazer com que a “futura saúde da criança dependa do equilíbrio dessa microbiota” e de fatores não modificáveis que a podem influenciar logo desde a gestação.

Vídeo

Partilhar

Publicações