Prémio Hologic "devolve à sociedade um contributo de promoção da investigação"

27/06/22
Prémio Hologic "devolve à sociedade um contributo de promoção da investigação"

A conferência de apresentação do Prémio Hologic Saúde da Mulher, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, contou com a presença do Prof. Doutor José Luís Passos Coelho, da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), que salientou a importância da investigação, nomeadamente sobre a mulher e desenvolvida pela mulher.

Na perspetiva do Prof. Doutor José Luís Passos Coelho, o prémio Hologic é importante por “três razões”. A começar pela promoção da saúde no sexo feminino, passando pelo facto de que “as instituições que estão envolvidas em investigação, mesmo na sua prática clínica de tratar doentes, são pessoas que normalmente a investigação acarreta melhor qualidade porque melhora procedimentos, melhora circuitos, portanto, é uma mais valia direta sobre a investigação e indireta sob a performance das instituições”.

Por fim, e tendo em conta que o financiamento para a investigação é limitado, “todas as iniciativas que venham são bem-vindas e valem a pena”. Além disso, tem-se o exemplo da Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca, que “demonstra que vale a pena fazer investigação em Portugal quer dela como pessoa, quer na instituição em que trabalha”.

Vídeo

Partilhar

Publicações