“Encarar a diabetes como uma doença holística”: o novo caminho

08/11/22
“Encarar a diabetes como uma doença holística”: o novo caminho

“A Medicina Interna ocupa um lugar-chave no internamento hospitalar.” Palavras do Dr. Estevão Pape, coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM), por ocasião da 16.ª Reunião Anual do NEDM, que decorreu a 28 e 29 de outubro, em Évora. Em entrevista, o especialista em Medicina Interna explanou a missão do núcleo sob o marco celebrativo dos 30 anos do grupo. Veja o depoimento em vídeo.

O Dr. Estevão Pape começa por referir que a 16.ª edição da Reunião Anual do NEDM da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), decorreu “sob a liderança da Dr.ª Isabel Lavadinho” e que representa “o encontro comemorativo dos 30 anos do núcleo”.

“São 30 anos de atividade no âmbito da SPMI, da colaboração com outras Sociedades e Núcleos”, sublinha o coordenador do NEDM, acrescentando que são três décadas “com uma história muito interessante” que foi contada na primeira pessoa, durante a sessão de abertura, por personalidades que marcaram a narrativa do núcleo e da diabetes em Portugal.

O coordenador do Núcleo sustenta que durante os 30 anos do NEDM foi possível trilhar um caminho de conhecimento que foi enriquecido por diversos profissionais “que divulgam a mensagem e o tratamento da diabetes e, sobretudo, a educação diabetológica pelo país”.

Em nota final, o Dr. Estevão Pape clarifica que “está na ordem do dia uma nova diabetes com novos fármacos que vêm transformar a forma como se aborda a patologia”, aponta, concluindo que é “uma nova trajetória que deve encarar a diabetes como uma doença holística”.

Partilhar

Publicações