“Para prestar bons cuidados de saúde, temos de estar informados”

09/11/23
“Para prestar bons cuidados de saúde, temos de estar informados”

Cirurgia do cancro do pulmão em estadio IV, os desafios da imunoterapia, a terapêutica personalizada e a radioterapia na metastização cerebral são os quatro grandes tópicos de debate no 9.º Encontro de Pneumologia Oncológica do Sul, que decorre a 18 de novembro, no VIP Executive Art’s Hotel. A Dr.ª Encarnação Teixeira, coordenadora do evento, partilha os principais highlights e convida todos os seus pares a participarem. Veja a entrevista.

Na primeira sessão, dedicada ao debate da cirurgia do cancro do pulmão em estadio IV, a especialista questiona: “Será que este doente merece a oportunidade de uma cirurgia? Este debate é importante.” Apesar de ser uma doença metastática, atualmente, já existem terapêuticas que podem beneficiar o doente.

Já a segunda sessão vai debater os desafios da imunoterapia, um tema que “tem evoluído constantemente”, já em adjuvante e neoadjuvante. “O futuro vai reservar-nos associações de fármacos”, destaca.

De seguida, “a investigação tem sugerido novos alvos terapêuticos, nomeadamente anticorpos monoclonais, que é preciso descobrir e falar sobre o tema”, pelo que se vai dedicar uma sessão à terapêutica personalizada e aos seus mais recentes avanços.

Por fim, a metastização cerebral era, há uns anos, “sinónimo de muito mau prognóstico”. No entanto, atualmente, já existem fármacos capazes de serem mais eficazes, bem como a radioterapia.

Além disso, a especialista destaca a mais-valia deste encontro: a apresentação e discussão de casos clínicos. Estes casos clínicos vão ser debatidos “por um painel de especialistas de diferentes áreas, como numa reunião multidisciplinar”.

Vídeo

Partilhar

Publicações