Curso inovador da SPMI pretende transformar a abordagem à doença hepática crónica

12/03/24
Curso inovador da SPMI pretende transformar a abordagem à doença hepática crónica

Transformar a abordagem à doença hepática crónica é o objetivo de um curso organizado pelo Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que promete também ser uma nova era na informação médica, integrando o conhecimento teórico com a prática clínica. O coordenador do NEDF da SPMI, Paulo Carrola, afirma “que o objetivo é que os participantes adquiram e consolidem conhecimentos práticos”, nesta formação agendada para 14 e 15 de junho.

"É um curso que está no alinhamento do que tem vindo a ser feito pelo NEDF, mas que sofreu uma reformulação relativamente às edições anteriores. Esta necessidade surgiu por dois motivos: por um lado, pelo facto de a Escola Anual Virtual de Hepatologia, projeto de sucesso que já vai na segunda edição, ter ocupado algum terreno formativo no âmbito da Doença Hepática Crónica, e por outro porque era necessário criar um curso em que a aplicação prática de conceitos fosse o aspeto diferenciador e preferencial em termos formativos", destacou Paulo Carrola.

Uma das principais novidades do curso é a inclusão de um Clinical Escape Game, uma abordagem lúdica e interativa que promete desafiar os participantes a resolverem enigmas relacionados com a temática, proporcionando uma aprendizagem imersiva e dinâmica.

Além disso, haverá espaço para bancas práticas com simuladores, permitindo aos participantes a oportunidade de vivenciar situações clínicas reais e desenvolver habilidades práticas essenciais.

"O nosso objetivo é que os participantes adquiram e consolidem conhecimentos práticos na abordagem da doença hepática crónica avançada e suas complicações", afirmou o coordenador. O curso destina-se principalmente a internos e especialistas de Medicina Interna, mas também está aberto a outras especialidades afins, como a Gastrenterologia.

No final do curso espera-se que os participantes não só se sintam satisfeitos com a experiência, mas também que saiam mais capazes de lidar com os desafios apresentados pela doença hepática crónica. "Queremos que todos aproveitem e sejam dois dias bem passados. Que levem consigo ensinamentos que os tornem mais competentes no tratamento desses pacientes", concluiu.

Este evento promete marcar uma nova era na formação médica, integrando o conhecimento teórico com a prática clínica de forma inovadora e envolvente.

Inscrições aqui.

Partilhar

Publicações