“Prémio Noémia Afonso é um estímulo ao pensamento e desenvolvimento de projetos”

21/06/24
“Prémio Noémia Afonso é um estímulo ao pensamento e desenvolvimento de projetos”

“Estimulo todas as pessoas que tenham projetos na área do cancro de mama que os submetam ao Prémio Noémia Afonso, não só para honrar a memória da especialista, como, acima de tudo, para fomentar a investigação que se faz nestas áreas no nosso país.” Palavras de Leonor Matos, vencedora da 1.ª edição do Prémio Noémia Afonso, da Sociedade Portuguesa de Senologia, cuja candidatura termina já no próximo dia 30 de junho. A especialista acredita que este prémio “estimula a investigação” e o pensamento para estruturar uma metodologia científica adequada. Veja a entrevista.

A especialista candidatou-se, no ano passado, a este prémio, com um projeto da Unidade de Mama da Fundação Champalimaud, para “perceber qual o melhor tipo de exercício físico do ponto de vista de controlo tumoral e melhoria da qualidade de vida”.

O Prémio Noémia Afonso permitiu dar seguimento a este ensaio clínico através do financiamento das análises translacionais “necessárias para atingir os objetivos principais do estudo”. A especialista partilha que, durante este ano, prevê ter os primeiros resultados do ensaio clínico.

O Prémio de Investigação Noémia Afonso é promovido pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) e tem o objetivo de reconhecer, anualmente, um projeto na área do cancro da mama, que venha a ser desenvolvido em território nacional, atribuindo-lhe um valor máximo de 20 mil euros. As candidaturas estão a decorrer até 30 de junho e o vencedor será anunciado no XII Congresso Nacional de Senologia, que decorre de 6 a 8 de novembro, no Hotel Cascais Miragem.

Submeta a sua inscrição aqui.

Partilhar

Publicações