Este curso tem como principal objetivo transmitir conceitos básicos de Geriatria e de Oncologia Geriátrica, auxiliando na compreensão do processo de envelhecimento e das particularidades na abordagem clínica do adulto mais velho com cancro. O CIPOG é organizado pelo Grupo de Trabalho de Oncologia Geriátrica (GTOG) da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), com o apoio do Núcleo de Internos e Jovens Especialistas (NIJE) da SPO.
"A formação tem objetivos específicos que visam garantir que, no final do curso, os participantes detenham conhecimentos básicos em Oncologia Geriátrica e compreendam as alterações fisiológicas associadas à idade e as suas implicações nos doentes oncológicos. Além disso, os formandos aprenderão a identificar as principais síndromes geriátricas, as suas consequências e as medidas de intervenção. Também reconhecerão a importância da Avaliação Geriátrica Global para a definição do tratamento individualizado da população geriátrica com cancro e familiarizarem-se com a utilização de ferramentas de rastreio de fragilidade e de avaliação geriátrica", explica Filipe Coutinho.
O programa contempla também as particularidades e evidências científicas relacionadas com o tratamento sistémico do doente idoso nas diferentes patologias abordada e a aplicação dos conhecimentos obtidos em casos clínicos de doentes idosos com diferentes neoplasias.
O curso terá uma avaliação final e será dividido em dois módulos: um online, com bases teóricas disponíveis a partir do início de setembro, e um módulo presencial, que consistirá num curso teórico-prático com workshops, a realizar-se no dia 4 de outubro. A carga horária total é de três horas em formato online e sete horas e 30 minutos em formato presencial, a decorrer no Hotel NH Coimbra Dona Inês.
Destinado a profissionais de Saúde de Oncologia Médica, o curso é também aberto a todos os profissionais de outras especialidades que lidem diariamente com idosos com cancro ou que tenham interesse em aumentar os seus conhecimentos nesta área.
"Esta é uma oportunidade imperdível para os profissionais de Saúde que desejam melhorar as suas competências na área da Oncologia Geriátrica, proporcionando um cuidado mais especializado e humanizado às pessoas idosas com cancro", afirma o coordenador do GTOG.