Para comemorar estes 40 anos de existência, o evento vai contar com a presença da European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS), a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos e a Sociedade Espanhola de Cirurgia Torácica, para assinalar, em simultâneo, a 3.ª Reunião Ibérica de Cirurgia Torácica.
O programa desenhado para responder aos desafios nas várias áreas resulta de um trabalho contínuo da comissão científica: “As comissões científicas trabalharam muito durante todo o ano tendo como critérios para a escolha o facto de haver novidades, questões não resolvidas, em que existe campo para discussão, e aproveitar as lições de convidados estrangeiros que nos possam trazer perspetivas novas de outros centros”, salienta.
Com sessões “muito interessantes”, no que à Cirurgia Torácica diz respeito os temas vão desde o tratamento de mesotelioma, aos tratamentos peri-operatórios do cancro do pulmão ou à patologia diafragmática. Relativamente à Cirurgia Vascular vão ser apresentados temas sobre a patologia da aorta, doença vascular periférica ou patologia venosa e linfática. Na Cirúrgia Cardíaca, área de excelência de Miguel Sousa Uva, os temas vão passar pela utilização de um mecanismo de assistência ventricular, proteção de órgãos durante a cirurgia, novidades no transplante cardíaco e na terapêutica de insuficiência cardíaca avançada ou, ainda, abordar "uma nova técnica revolucionária que veio da China para o tratamento cirúrgico da cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva", entre muitos outros.
A sessão plenária deste ano será dedicada ao lema do congresso, abordando o percurso da SPCCTV e a visão do futuro das especialidades.
“O Congresso anual é, de facto, o evento mais importante da nossa sociedade, tendo em conta que, além da parte científica, é também local de confraternização e convívio, dando a oportunidade das pessoas conviverem com a Indústria Farmacêutica, também”, nesse sentido, Miguel Sousa Uva convida todos a participarem no evento.
O Congresso da SPCCTV decorre de 22 a 24 de novembro, no Hotel Real Santa Eulália, em Albufeira.
Saiba mais aqui.