STADA Health Report 2025: uma vida saudável desejada por muitos, mas vivida por apenas metade dos europeus

30/06/25
STADA Health Report 2025: uma vida saudável desejada por muitos, mas vivida por apenas metade dos europeus

O STADA Health Report 2025, um estudo independente realizado em 22 países europeus, foi apresentado numa conferência de imprensa que se realizou no último dia 26 de junho, em Berlim. Os dados globais deste estudo mostram que, embora a satisfação com os sistemas de Saúde tenha estabilizado (58%), apenas 51% dos cidadãos considera que o acesso aos cuidados é verdadeiramente justo. Em entrevista, Peter Goldschmidt, CEO da STADA, e Magali Geens, Managing Director EMEA, comentam os resultados divulgados. Assista às entrevistas completas.

Apesar do desejo generalizado por uma vida saudável — com 96% dos inquiridos a reconhecerem a sua importância — apenas metade dos europeus acredita conseguir manter um estilo de vida saudável. A falta de motivação, os desafios financeiros e a Saúde Mental surgem como principais entraves. Entre os entrevistados, 66% já apresentaram sintomas de burnout, sendo as mulheres e os jovens adultos os mais afetados.

O relatório destaca ainda a confiança contínua nos profissionais de Saúde: os médicos de Medicina Geral e Familiar (69%) e os farmacêuticos (58%) são vistos como figuras centrais e credíveis, muito à frente de fontes como a internet ou influenciadores. Ao mesmo tempo, a abertura à inteligência artificial (IA) no aconselhamento médico tem vindo a crescer: 39% dos europeus dizem-se dispostos a recorrer à IA, sobretudo pela sua conveniência e acessibilidade.

Peter Goldschmidt, CEO da STADA, reforça que “ao compartilhar esses dados independentes e anónimos com as partes interessadas do setor de Saúde, ajudamos a melhorar vidas, possibilitando decisões mais acertadas”.

O estudo foi conduzido entre fevereiro e março de 2025, com uma amostra representativa de mais de 30 mil pessoas em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia e Suíça.

Vídeo

Partilhar

Publicações