Atualidade
Cristina Nogueira-Silva, presidente do 2.º Congresso Nacional de Ginecologia em Medicina Geral e Familiar, justifica o evento com a importância da colaboração entre especialidades na saúde da mulher, sublinhando que “a comunicação é essencial”. Além disso, faz um balanço e manifesta a possibilidade de mais edições no futuro. Veja o vídeo.
No próximo dia 29 de outubro decorre mais uma edição do webinar "New frontiers in Uro-Oncology”, destinado a médicos especialistas e internos. As inscrições já estão abertas.
As estimativas realizadas para Portugal apontam para 24 725 casos, segundo um estudo divulgado e conduzido por uma equipa de peritos da Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro, da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo publicado na Nature Medicine estima que 15,6 milhões de pessoas em todo o mundo podem desenvolver cancro gástrico ao longo da vida, sendo 76% dos casos provocados pela bactéria helicobacter pylori.
A reunião anual da European Association for the Study of Diabetes (EASD) decorre de 15 a 19 de setembro no VIECON – Vienna Congress & Convention Center (Viena, Áustria) ou de forma virtual e já se pode inscrever online.
O dermatologista Nuno Menezes, do Hospital Lusíadas Porto e Braga, participou pela primeira vez, no Congresso Nacional de Podologia, destacando a importância da colaboração entre especialidades médicas e técnicas. “Vim com entusiasmo, também porque, apesar de sermos complementares em algumas áreas, muitas vezes os dermatologistas não têm o conhecimento de tudo o que a Podologia faz”, afirmou. Ainda assim, considera que a ligação entre Dermatologia e Podologia é “a ligação mais umbilical que pode existir”. Assista à entrevista.
Um grupo de especialistas em Saúde propôs, esta semana, uma agenda estratégica para melhorar o acesso e a equidade no uso de terapias celulares em Portugal, com especial enfoque nas terapias CAR-T para o tratamento de neoplasias hemato-oncológicas. Trata-se da iniciativa SHARP, promovida pelo NOVA Center for Global Health (NCGH), que identificou os principais entraves e delineou cinco eixos estratégicos para integrar estas inovações no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Unidade de AVC (UAVC) da Unidade Hospitalar de Portimão da Unidade Local de Saúde do Algarve, comemora neste mês de julho, o seu primeiro ano de atividade ao serviço da população do Barlavento Algarvio. Esta unidade dá uma resposta estruturada e especializada à pessoa com acidente vascular cerebral (AVC), uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.
O quinto e último episódio de “Mudar de Ares” junta duas vozes que se cruzam na prática clínica: a do doente e a do médico. O vídeocast, agora disponível nas plataformas Youtube e Spotify, conta com a participação de Rita Gerardo e Henrique Cabrita.
O Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (UCP) organiza um curso de verão que aborda temas como o início e o fim da vida, a inteligência artificial, a edição genética, a sustentabilidade, a justiça intergeracional, a escuta ética e a diversidade cultural. Esta iniciativa surge num contexto global de rápidas transformações impulsionadas pelos avanços científicos e tecnológicos.
A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) realiza uma conferência no Centro Cultural de Belém, no dia 30 de setembro, para um momento de reflexão sobre a caracterização do mercado e o valor que o setor aporta ao sistema nacional de saúde, bem como os desafios futuros das tecnologias médicas em Portugal, de forma a celebrar os seus 35 anos de existência.