Estudo sobre a avaliação do impacto da Rede Solidária do Medicamento é já apresentado esta quarta-feira

23/05/22
Estudo sobre a avaliação do impacto da Rede Solidária do Medicamento é já apresentado esta quarta-feira

No próximo dia 25 de maio, data em que se assinala o sexto aniversário do Programa abem:, realiza-se, no auditório da Associação Nacional de Farmácias, a Conferência abem:, uma iniciativa promovida pela Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social. No encontro vai ser apresentado o mais recente estudo de Avaliação de Impacto do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

A iniciativa tem como objetivo criar um momento de reflexão sobre o acesso da população portuguesa mais carenciada à saúde e aos medicamentos.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. António Lacerda Sales, participa na sessão de abertura da conferência que conta ainda com as intervenções do Dr. João Almeida Lopes, Presidente da APIFARMA, e da Dr.ª Paula Dinis, presidente da Associação Dignitude.

Após a sessão de abertura, a diretora executiva da Associação Dignitude, Dr.ª Maria João Toscano, apresenta o estudo de Avaliação de Impacto do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

Seguir-se-á a intervenção do Prof. Doutor Miguel Gouveia, professor associado na Católica-Lisbon, com o estudo “O impacto do Programa abem: no combate à pobreza”.

A análise realizada ao impacto do Programa abem vai ser o mote do debate moderado pela CEO e fundadora da Notable, Dr.ª Inês Mendes da Silva, a quem se vai juntar o diretor-geral da Menarini Portugal, Dr. Miguel Rovisco de Andrade, a proprietária e diretora técnica da Farmácia Baião Santos, Maria de Fátima Baião Santos, o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, e a técnica de Ação Social do Centro Social e Paroquial de Algueirão Mem Martins Mercês, Dr.ª Petra Tavares.

Posteriormente fará uma intervenção a Prof.ª Doutora Maria de Belém Roseira, associada fundadora da Associação Dignitude, assinalando os seis anos de dedicação do Programa abem: aos portugueses, com o propósito de garantir que todos têm acesso aos medicamentos de que necessitam para viver, independentemente das suas condições socioeconómicas.

A sessão de encerramento conta com as intervenções de um representante do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social e da Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Prof.ª Doutora Ema Paulino.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Partilhar

Publicações