Prof. Doutor Jaime Branco anuncia candidatura a bastonário da OM

25/05/22
Prof. Doutor Jaime Branco anuncia candidatura a bastonário da OM

“Falta coragem política para uma gestão adequada de investimentos e recursos humanos”. Esta é a mensagem deixada pelo Prof. Doutor Jaime Branco, especialista em Reumatologia e candidato a bastonário da Ordem dos Médicos (OM).

Os últimos dois anos, com os desafios da COVID-19 e a pressão vivida nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), provaram o papel insubstituível dos especialistas em Medicina Geral e Familiar. Contudo, para o Prof. Doutor Jaime Branco, “apesar da clara evidência acerca da importância fundamental dos CSP, parecem manter-se incompreensíveis hesitações, nos decisores políticos, sobre a necessidade de maior investimento – o que não significa mais dinheiro – e de uma adequada gestão de recursos humanos, nesta área”.

O candidato a bastonário da OM defende uma gestão equilibrada dos recursos humanos médicos. Para tal, tem entre as suas propostas “a adequação de vagas do internato às efetivas necessidades de médicos de família no país e a manutenção de concursos permanentemente abertos nas áreas territoriais carenciadas, como Lisboa e Vale do Tejo ou Algarve”.

Também a saúde destes profissionais deve ser “alvo de maiores atenções” por parte das autoridades nacionais, alerta o reumatologista e anterior diretor da Nova Medical School.

“Os médicos de família foram um dos principais esteios (não podendo esquecer as especialidades hospitalares, mais implicadas na assistência aos doentes infetados mais graves), no suporte médico e social desta grave e continuada crise de Saúde pública.” E acrescenta: “em consequência do seu esforço sem precedentes, muitos deles estão agora em situações de burnout e esgotamento”.

O Prof. Doutor Jaime Branco, com 43 anos de experiência e médico do Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde a sua criação, é o primeiro a anunciar a candidatura a bastonário da OM, cujas eleições se realizam em janeiro de 2023.

Partilhar

Publicações