Empresa portuguesa desenvolve método para detetar doenças em bebés a partir da saliva

31/05/22
Empresa portuguesa desenvolve método  para detetar doenças em bebés a partir da saliva

Uma empresa portuguesa da área da tecnologia médica lança amanhã, 1 de junho, uma solução “inédita e inovadora” que permite descobrir até 300 doenças em bebés e crianças através de uma amostra de saliva.

De acordo com nota de imprensa, o novo teste genético “destinado exclusivamente a bebés e crianças” compreende num rastreio realizado “através da sequenciação de todos os genes”.

Um método exclusivo, porém não estranho de todo, atendendo que anualmente diversos bebés são submetidos a um rastreio quando fazem o teste do pezinho para detetar cerca de três dezenas de doenças pediátricas”.

A solução intitulada “DNA.files BABY” alarga “em dez vezes o leque de patologias” passíveis de serem rastreadas, possibilitando “a deteção atempada de alterações genéticas e permitindo atuar preventivamente na doença”.

“A partir de uma pequena amostra de saliva extraída da bochecha, será possível rastrear cerca de 300 doenças pediátricas”. Depois da recolha “de forma indolor e não invasiva na lateral da bochecha” da criança, uma equipa de profissionais “sequencia o DNA e analisa 500 genes associados a cerca de 300 doenças”, lê-se em nota divulgada.

Posteriormente, o relatório médico “é disponibilizado entre três a quatro meses e, se o diagnóstico for confirmado, as patologias rastreadas serão alvo de seguimento ou resposta clínica”, explicou a empresa criadora deste método, aconselhado “principalmente a bebés e crianças sintomáticas ou com histórico familiar de doenças genéticas”, uma vez que se torna possível “sequenciar o DNA de forma rápida e eficiente”, defende a Prof.ª Doutora Ana Catarina Gomes CEO da empresa CBR Genomics.

A realização do teste “exige ainda uma consulta preliminar com um médico geneticista, que será responsável por avaliar o quadro clínico, prescrever o teste genético e acompanhar o processo”, considerou a responsável da empresa sediada no distrito de Coimbra.

Fonte: Lusa

Partilhar

Publicações