OncoSELECT: um teste genómico renovado para o diagnóstico e tratamento do cancro

06/06/22
OncoSELECT: um teste genómico renovado para o diagnóstico e tratamento do cancro

A OncoDNA, companhia de genómica e teranóstica especializada em medicina de precisão para o tratamento de doentes com cancro e doenças genéticas, está a realizar um conjunto de encontros exclusivos dirigidos a especialistas em Oncologia que começou em Sevilha, numa reunião em que o Dr. Jesús García-Foncillas, diretor do OncoHealth Cancer Institute e chefe do Serviço de Oncologia Médica da Fundação Jiménez Díaz, participou.

O objetivo destes encontros é apresentar o novo teste genómico OncoSELECT, um painel capaz de analisar 58 genes, que avalia biomarcadores com relevância clínica em todos os tipos de tumores sólidos, a partir de uma amostra de sangue, também chamada de biópsia líquida. Desta forma, e graças à equipa de I&D da OncoDNA, a sua eficiência e precisão foram melhoradas, ampliando o âmbito de ação desta ferramenta de diagnóstico e monitorização de doentes oncológicos, que já percorreu um longo caminho desde o seu lançamento, em 2017.

Esta ferramenta já está a ser distribuída em mais de uma centena de hospitais e centros médicos em Espanha e Portugal, além de mais de 65 outros países, e para muitos oncologistas já se tornou uma parte fundamental da sua prática clínica diária.

“É tremendamente útil para obter informações sobre um tumor naqueles casos em que a obtenção de amostras de tecido é muito difícil ou impossível, seja porque está numa área inacessível, seja porque as amostras obtidas são pequenas ou antigas e não são válidas. Este teste ajuda-nos a projetar estratégias mais precisas e direcionadas para o tratamento de tumores sólidos em estadios III e IV”, explica o Dr. García-Foncillas. 

Partilhar

Publicações