GSK adquire biofarmacêutica Affinivax

07/06/22
GSK adquire biofarmacêutica Affinivax

A GSK assinou um acordo definitivo para adquirir a Affinivax, uma biofarmacêutica sediada em Cambridge, nos Estados Unidos, por um pagamento antecipado de 2,1 mil milhões de dólares e até 1,2 mil milhões de dólares, para alcançar eventuais etapas decisivas no desenvolvimento. A Affinivax dedica-se ao desenvolvimento de uma nova classe de vacinas, das quais as mais avançadas são as vacinas pneumocócicas de próxima geração.

A doença pneumocócica inclui a pneumonia, meningite, infeções da corrente sanguínea e outras patologias menos graves, como sinusite e otite, continuando a ser uma necessidade médica não atendida, apesar das vacinas pneumocócicas atualmente disponíveis, dada a existência de diferentes serotipos pneumocócicos. O número de serotipos nas vacinas atuais é limitado, devido ao grau de interferência imunológica observado ao utilizar as tecnologias de conjugação existentes.

A Affinivax desenvolveu o Sistema de Apresentação de Múltiplos Antigénios (MAPS), uma nova tecnologia que suporta uma maior valência do que as tecnologias convencionais de conjugação, permitindo uma cobertura mais ampla contra serotipos pneumocócicos predominantes e potencialmente criando uma imunogenicidade mais elevada do que as vacinas atuais.

"A proposta de aquisição fortalece ainda mais o nosso pipeline de I&D em vacinas, fornece acesso a uma nova e potencialmente disruptiva tecnologia e amplia a pegada científica da GSK. Estamos entusiasmados por começar a trabalhar com as pessoas talentosas da Affinivax e combinar as nossas capacidades de desenvolvimento, produção e comercialização para disponibilizar esta nova tecnologia a quem dela necessita", afirmou o Dr. Hal Barron, diretor científico e presidente de I&D da GSK.

Consulte a plataforma Farmacêutico News para obter mais informações.

Partilhar

Publicações