Prof. Doutor Rui Nunes distinguido com medalha da Academia Nacional de Medicina

24/06/22
Prof. Doutor Rui Nunes distinguido com medalha da Academia Nacional de Medicina

O Prof. Doutor Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética (APB), foi distinguido com a Medalha de Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal (ANMP). Uma distinção que vem reconhecer o professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) pelos relevantes serviços prestados à ciência médica, ao País e à Academia. “É uma honra imensa receber esta distinção e a mesma ser-me entregue na casa de todos os médicos”, frisa o Prof. Doutor Rui Nunes.

Formado em Medicina pela FMUP, o Prof. Doutor Rui Nunes, nas duas últimas décadas, destacou-se pela criação e legalização do Testamento Vital, pela realização de um referendo sobre a Eutanásia e pela proposta à UNESCO de uma Declaração Universal de Igualdade de Género.

A Academia, salienta o presidente da APB, “tem um papel fundamental na formação dos futuros médicos, na criação de condições para que a sua formação continue a ser de excelência e reconhecida internacionalmente”. Um papel que ganha especial importância, assegura, “nos tempos modernos, em que a Ética e a Deontologia assumem um papel cada vez mais determinante, perante todas as evoluções técnicas e tecnológicas que a Ciência tem registado e que colocam os médicos e os estudantes de Medicina perante novos e determinantes desafios”. Também por isso, sustenta, “é ainda mais relevante que esta distinção venha precisamente da Academia Nacional de Medicina de Portugal”.

Partilhar

Publicações