Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro inicia mandato como presidente da European Respiratory Society

13/09/22
Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro inicia mandato como presidente da European Respiratory Society

O Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro iniciou ontem, 12 de setembro, durante a Assembleia Geral da European Respiratory Society (ERS), o mandato como presidente da ERS, para cujo ciclo presidencial foi eleito há 2 anos.

A 12 de Setembro de 2020 iniciou, aquilo que é designado na ERS pelo ciclo presidencial que, sucessivamente e durante 4 anos, conduziu, de 2020 a 2021, o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro a vice-presidente, passando a presidente eleito de setembro de 2021 a setembro de 2022, seguindo-se, a partir do dia 12 de setembro de 2022, o cargo de presidente para o período 2022 a 2023 e finalmente past-president de setembro de 2023 a setembro de 2024.

Para o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, “sendo a ERS a mais global sociedade respiratória, toda a sua vasta agenda nas áreas científica, educacional e de advocacy assume um impacto universal. É neste contexto abrangente que a ERS vem contribuindo decisivamente para o avanço do conhecimento na área respiratória e para a sua correta, eficiente e consistente divulgação”.

Com cerca de 32 mil membros de 159 países, a European Respiratory Society reúne anualmente em setembro, naquele que é o maior congresso anual de patologia respiratória, mais de 20 mil participantes de todo o mundo para debater aqueles que são os maiores desafios mundiais na área da saúde respiratória. Depois de um intervalo de dois anos, em que o congresso anual da ERS decorreu em formato exclusivamente digital, Barcelona foi, este ano, entre o dia 4 e 6 de Setembro, palco do reencontro. O congresso realizou-se em formato híbrido, acolhendo milhares de congressistas.

O Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, o primeiro português a ocupar este cargo desta sociedade fundada em 1990, acumulará estas funções com as de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e de diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Partilhar

Publicações