Porto acolhe 1.ª Reunião Científica de Gastrenterologia do grupo Unilabs

15/09/22
Porto acolhe 1.ª Reunião Científica de Gastrenterologia do grupo Unilabs

A Unilabs promove, no Centro de Congressos da Alfandega, no Porto, no dia 9 de novembro, a 1.ª Reunião Científica de Gastrenterologia, reunindo especialistas nacionais na área do diagnóstico e tratamento da especialidade, para analisarem e debaterem a “Endoscopia Digestiva em Tempos de Pandemia da COVID-19”.

De acordo com a organização, a pandemia por COVID-19 não só teve consequências clínicas gastrointestinais como levou a que muitos exames de rastreio oncológicos fossem cancelados, sendo previsível que esta realidade venha a ter um impacto negativo futuro no diagnóstico e tratamento precoce de doentes com cancros gastrointestinais.

No encontro serão abordados estes tópicos, com a perspetiva de tentar minimizar estes problemas, potenciando uma melhor comunicação entre a Medicina Geral e Familiar e a Gastrenterologia, e uma mais rápida prestação de endoscopia digestiva de qualidade à população portuguesa.

Entre os palestrantes encontra-se o Dr. Pedro Pimentel Nunes, diretor médico de Gastrenterologia da Unilabs Portugal.

Neste evento, será lançado um novo teste de deteção de helicobacter pylori e resistências antimicrobianas que permite avaliar a resistência da bactéria helicobacter pylori ao antibiótico claritromicina. Em linha com as orientações da World Health Organization para a redução do consumo excessivo de antibióticos, este produto tem como objetivo melhorar a assertividade da terapêutica.

Brevemente, a Unilabs disponibilizará também a avaliação de resistências antimicrobianas a outras classes de antibióticos nomeadamente fluoroquinolonas e posteriormente metronidazol.

Consulte o programa aqui.

Partilhar

Publicações