Sistema robótico para intervenções neurovasculares pretende melhorar tratamentos e cuidados

19/09/22
Sistema robótico para intervenções neurovasculares pretende melhorar tratamentos e cuidados

A Siemens Healthineers marcou presença no 45.º Encontro Anual Europeu de Neurorradiologia com um novo sistema robótico em destaque, que permite intervenções neurovasculares mais rápidas e mais precisas através de um sistema de controlo remoto com navegação avançada, integração de imagens e utilização de inteligência artificial.

Este encontro anual, decorrido em Lisboa de 14 a 18 de setembro, foi uma oportunidade de aprendizagem para os participantes de beneficiarem de programas de cursos avançados sobre uma vasta gama de temas em diferentes domínios do diagnóstico por imagem e da intervenção neurovascular.

Este recente sistema pertence à segunda geração de tecnologia assistida por robot que traz melhorias à plataforma e acrescenta atualizações que não só aumentam a precisão, mas também expandem as capacidades e o conjunto de procedimentos que podem ser realizados por robot, procurando melhorar a segurança dos profissionais de saúde e dos utentes.

Durante a utilização num procedimento, que é realizado com um módulo de controlo separado, o médico senta-se numa estação de trabalho protegida contra radiações e manipula os dispositivos mantidos num braço robótico por cima da mesa do paciente utilizando joysticks.

No domínio da Neurorradiologia de intervenção, o sistema é indicado para o fornecimento e manipulação de fios-guia, cateteres de troca rápida, cateteres-guia, microcateteres, coils de embolização, e coils assistidos por stent na neurovasculatura; dispositivos que são utilizados principalmente para o tratamento de aneurismas intracranianos e procedimentos de diagnóstico.

Com a utilização deste sistema robótico, os especialistas têm imagens integradas, o que lhes permite utilizar as suas ferramentas de trabalho com precisão. Por sua vez, a automação e a integração com sistemas de imagem permitem padronizar os algoritmos de tratamento e aumentar a eficiência dos cuidados ao utente.

Partilhar

Publicações