Cancro da mama em idades extremas: o tema que marca as XIX Jornadas de Senologia

25/10/22
Cancro da mama em idades extremas: o tema que marca as XIX Jornadas de Senologia

Nos próximos dias 28 e 29 de outubro, o Centro de Congressos do Estoril vai ser palco das XIX Jornadas de Senologia, colocando em destaque o cancro da mama em idades extremas: abaixo dos 40 e acima dos 70 anos.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia, Dr. José Carlos Marques, convida à participação e refere que o mote desta edição se associa ao facto de se tratar de “grupos que estão muitas vezes fora do âmbito dos programas de rastreio”, mas que representam “uma percentagem muito significativa dos novos diagnósticos anuais”.

Neste sentido, o programa – disponível, aqui – inclui temáticas que vão desde a biologia tumoral, até à reabilitação a reintegração laboral e social.

“Haverá mesas dedicadas à discussão da possível influência hormonal, bem como da componente da hereditariedade, aspetos que são muito importantes, quando se fala em cancro de mama em idades jovens”. Paralelamente, as particularidades associadas às idades mais avançadas serão objeto de uma mesa dedicada ao diagnóstico e tratamento.

A fechar o programa está a discussão de “indicadores de qualidade, das novas orientações da Comissão Europeia e da certificação das Unidades de Mama”, para melhor diagnosticar e tratar as doentes.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia apela ainda à submissão de trabalhos, que pode ser feita até dia 26 de setembro, através do site do evento.

Ainda antes do início desta 19.ª edição, no dia 27 de outubro à tarde, decorrerá um workshop intitulado “Imagiologia mamária: menos é mais”, com o intuito de debater os temas “mais atuais, mas também mais controversos”.

“Contamos com a vossa presença, empenho e participação nas jornadas e na componente científica”, remata o Dr. José Carlos Marques.

Conheça tudo sobre as XIX Jornadas de Senologia e inscreva-se, aqui.

Partilhar

Publicações