“Este será um momento de partilha e reflexão entre profissionais de saúde que se dedicam à diabetes. Queremos e podemos melhorar o panorama em Portugal e no mundo. Para isso, é importante discutir a diabetes nas suas múltiplas vertentes e procurar soluções para reduzir o seu impacto”, explica João Filipe Raposo, presidente do congresso e diretor clínico da APDP.
O evento é marcado pela sessão “Diabetes além-fronteiras”, que conta com um painel de especialistas internacionais que abordarão as várias facetas da diabetes, entre eles a Prof:ª Doutora Lise Lotte Gluud (Dinamarca), especialista em gastrenterologia, que irá abordar a “A doença hepática esteatósica não-alcoólica na prática clínica”, o Prof. Doutor Per-Henrik Groop (Finlândia), especialista em Nefrologia com mais de 430 artigos publicados, analisa a “Abordagem de pacientes com doença renal crónica e diabetes”, a Prof.ª Doutora Erika Parente (Finlândia e Brasil), endocrinologista que se vai focar no tema “Diabetes tipo 1 e obesidade – para onde vamos?” e o Prof. Doutor Peter Schwarz (Alemanha), endocrinologista que vai falar sobre as “Novas ferramentas de mudança comportamental”.
A sessão seguinte, centrada no tema “Diabetes digital”, conta também com a presença do Prof. Doutor Aleix Beneyto (Espanha). Participa no congresso para abordar a “Inteligência artificial na diabetes mellitus”.