Startup portuguesa cria dispositivo inovador para testes de sangue em três minutos

28/11/22
Startup portuguesa cria dispositivo inovador para testes de sangue em três minutos

A CRIAM, uma startup portuguesa, criou um dispositivo portátil menos dispendioso do que os habituais equipamentos para se obter um resultado do tipo de sangue em três minuto. Além de poder contribuir para se chegar facilmente a um resultado de compatibilidade em situações de emergência, permite a redução da dependência do tipo de sangue O-.

O dispositivo pode ser usado em qualquer lugar e em vários cenários, como dentro de um veículo de emergência em movimento ou em locais de difícil acesso sem internet ou energia.
O projeto que conquistou recentemente o prémio Born from Knowledge (BfK) Awards, foi atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do processo de seleção nacional dos projetos para o World Summit Awards (WSA), liderado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).
“O CRIAM é uma solução absolutamente inovadora e sem concorrência no mercado. É portátil, pode ser usado em situações de emergência e permite obter um resultado com 99,77 % de fiabilidade em apenas três minutos. Face ao desenvolvimento atual da Medicina e à necessidade de agilizarmos cada vez mais os processos de saúde, recorrendo a menos recursos, prevejo que o projeto vá ter muita aceitação no mercado, que é o nosso principal objetivo”, afirma João Mendes Borga. O administrador da ANI realça o facto de o CRIAM resultar de uma spin-off da Universidade do Minho: “é mais um exemplo de que a transferência de conhecimento para a economia está a acontecer e que contribuirá para que Portugal tenha uma oferta competitiva cada vez mais diferenciada em mercados globais”.

Partilhar

Publicações