Associação promove campanha solidária para comprar medicamentos aos mais carenciados

12/12/22
Associação promove campanha solidária para comprar medicamentos aos mais carenciados

A Associação Dignitude volta a desafiar os portugueses a serem solidários, com a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, que arranca hoje, 12 de dezembro, nas farmácias aderentes de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

A iniciativa, que vai já na sua 9.ª edição, incita os portugueses a doarem o troco das compras realizadas na farmácia ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para pessoas carenciadas apoiadas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. A campanha decorre até ao dia 21 de dezembro.

“Sabemos que os tempos atuais são difíceis. Vivemos dois anos de pandemia, em que muitos portugueses viram a sua situação económica deteriorar-se, com perdas significativas de rendimentos. Entretanto, teve início uma guerra na Europa, com forte impacto ao nível do aumento do custo de vida e da inflação. Nos dois anos de pandemia, registámos um elevado acréscimo do número de famílias que ajudamos e a tendência mantém-se”, explica a Dr.ª Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude.

Acrescenta ainda: “O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento impacta positivamente a vida dos seus beneficiários, uma vez que o cumprimento das terapêuticas permite um melhor controlo das suas doenças, evitando episódios de urgência e internamento hospitalar. Para que nos seja possível ajudar mais pessoas a acederem aos medicamentos de que necessitam, apelamos ao contributo de todos nesta quadra natalícia”.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento permite o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir. Os beneficiários são referenciados por entidades parceiras locais, como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias. Já foram ajudas pelo abem: mais de 30.490 pessoas que, atualmente, vivem uma vida com mais Saúde.

Partilhar

Publicações