Exposição em Lisboa alerta para o bullying infantojuvenil na obesidade

02/03/23
Exposição em Lisboa alerta para o bullying infantojuvenil na obesidade

Para assinalar o Dia Mundial da Obesidade, a 4 de março, a Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade (ADEXO), em parceria com o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, vai inaugurar, amanhã, 3 de março, às 10h00, no Espaço Expositivo Caleidoscópio da Universidade de Lisboa, no Campo Grande, a exposição “Na Nossa Turma Ninguém se Esconde”. Esta estará aberta ao público até 12 de março.

A iniciativa, que teve como ponto de partida o livro "O Esconderijo", visa sensibilizar a comunidade para o bullying infantojuvenil relacionado com a obesidade e contou com a participação de 260 turmas e de cerca de 5636 alunos de várias escolas do concelho de Lisboa. Como complemento ao trabalho realizado pelas escolas foram realizadas 78 sessões pedagógicas para cerca de 2200 alunos sobre os temas do projeto tendo por base o mesmo livro. A exposição conta com cerca de 265 trabalhos de 32 escolas de 1.º e 2.º ciclo da rede pública de Lisboa.

A Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade ofereceu a cada uma destas escolas um exemplar do livro "O Esconderijo", ao abrigo da campanha “1000 LIVROS 1000 ESCOLAS” o qual foi dinamizado nos vários agrupamentos e em mais de 48 escolas, terminando agora com a realização de uma exposição coletiva dos trabalhos efetuados pelos alunos ao longo do projeto e que pretendem mostrar a forma como cada turma/escola apreendeu a história e os conceitos associados e como, na sua realidade, previnem eventuais situações de bullying.

A exposição “Na Nossa Turma Ninguém se Esconde” materializa-se em dois formatos de apresentação dos trabalhos realizados pelas escolas – físico e digital – e integrará várias dinâmicas que permitirão a interação com os visitantes, seja em contexto escolar ou outro, construindo um programa de visitas e de atividades para as escolas e famílias.

O Dr. Carlos Oliveira, presidente da ADEXO, refere a propósito desta iniciativa “que a Câmara Municipal de Lisboa é o parceiro que aceitou o desafio que lhe lançamos com a oferta dos livros e colocou todos os agrupamentos a falar sobre um tema que para muitos continua a ser tabu. Esta ação permitiu que as crianças passassem a ter uma visão diferente sobre o tema e falem agora sobre um tipo de agressão continuada que não podemos aceitar e que, muitas vezes, os mais jovens, por exemplos menos felizes, não a entendem como tal”.

Partilhar

Publicações