Trata-se de um projeto estratégico para o CHULN e para toda a região Sul do país, que passará a deter a maior e mais diferenciada maternidade do País, reforçando a capacidade de resposta à mulher grávida, ao recém-nascido, acompanhantes e profissionais de saúde. Será uma aposta estrutural na qualidade, segurança e humanização de cuidados.
As obras têm como objetivo requalificar e capacitar o Departamento de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, e os preparativos decorrem em estreita articulação com todas as equipas envolvidas.
“Trata-se de uma aposta séria na qualificação das infraestruturas e dos respetivos equipamentos dos blocos de partos, num programa inovador no SNS, que pretende melhorar a assistência, a segurança e os cuidados prestados à comunidade”, explica o CEO da direção executiva do SNS, Prof. Doutor Fernando Araújo.
Está prevista a construção de novos quartos de dilatação/parto, a remodelação da urgência de Ginecologia/Obstetrícia, aumento do número de camas para o Bloco de Partos e para o SO (Sala de Observação), num total de cerca de mil metros quadrados de área nova a ser construída. Está também prevista a ampliação do internamento de puerpério, novas instalações para ecografia e a renovação do Serviço de Neonatologia, num valor estimado de cerca de 3 milhões de euros de investimento total do CHULN.
“A construção do novo edifício do Bloco de Partos do Hospital de Santa Maria, acompanhada da expansão do internamento de puerpério e da total renovação da Neonatologia, concretiza um sonho de décadas do CHULN e vai reforçar a prestação dos melhores cuidados às nossas grávidas e recém-nascidos”, sublinha a presidente do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, Dr.ª Ana Paula Martins.
O reforço do trabalho em rede entre as equipas de instituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, assim como o planeamento estratégico atempado da resposta, constituem a estratégia adequada para assegurar uma cultura de previsibilidade, segurança e confiança entre as grávidas, crianças, casais e profissionais de saúde.
A data de conclusão das obras de requalificação está prevista para Março de 2024. Até essa data, foi elaborado e organizado um plano de contingência, no sentido da concentração de atividade no serviço no Hospital São Francisco Xavier, num plano de colaboração em rede, delineado pelos profissionais de ambas as equipas em conjunto. O serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital S. Francisco Xavier irá ser reforçado ao nível dos recursos humanos e equipamentos, para acomodar o aumento da procura e providenciar uma resposta em prontidão às necessidades, durante este período.