IPO Lisboa realiza primeiro tratamento com células CAR-T em crianças

01/06/23
IPO Lisboa realiza primeiro tratamento com células CAR-T em crianças

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa) utilizou pela primeira vez em Portugal uma terapia inovadora no tratamento do cancro do sangue em crianças.

Assente na modificação genética de células, este tratamento pressupõe uma taxa de sucesso de 90% nas primeiras fases da doença e é pioneiro no nosso país, na área da leucemia pediátrica. Está indicado em casos de leucemia linfoblástica aguda B, mais concretamente em segundas recaídas, recaídas após transplante de medula ou em doença refratária.

De acordo com o IPO Lisboa, esta é uma forma de imunoterapia, ou seja, recorre ao próprio sistema imunitário do doente para combater a doença. O processo inicia-se com a colheita de linfócitos (células que fazem parte do grupo dos glóbulos brancos) dos doentes e encaminhamento para o laboratório de criobiologia, após o que seguem para os laboratórios dos Estados Unidos e Europa que fazem a modificação genética.

Posteriormente, as células modificadas são novamente infundidas no sangue do doente através de um cateter venoso, num processo semelhante a uma transfusão. Estas células modificadas, designadas como células CAR-T, conseguem detetar as células tumorais no organismo do doente e vão atacar diretamente as células malignas e ajudar a eliminá-las.

O processo envolve a preparação da criança com quimioterapia e um acompanhamento permanente do seu estado clínico.

O primeiro procedimento em crianças com recurso a células CAR-T foi realizado no IPO Lisboa em dezembro último a uma doente que se encontrava já na terceira recaída de uma leucemia linfoblástica aguda tipo B. Os tratamentos anteriores não conseguiram eliminar completamente as células tumorais, persistindo uma quantidade de doença residual que não permitia realizar um transplante de medula com garantias de sucesso.

Atualmente, a menina encontra-se estável e sem sinais de doença.

Nota: O IPO Lisboa é Centro de Referência (CR) de Oncologia Pediátrica, em colaboração com o Centro Hospitalar Lisboa Central e com o Centro Hospitalar Lisboa Norte.

 

Fonte: SNS

Partilhar

Publicações