Consultas externas inauguram a prestação de cuidados do novo Hospital Vila Franca de Xira

27/03/13

O novo Hospital Vila Franca de Xira começa a funcionar amanhã, dia 28 de março, pelas 8h00, com o arranque da Consulta Externa, localizado no 2º e 3.º Piso do Hospital.

 

Os 33 novos gabinetes de consulta apresentam uma melhoria expressiva face ao anterior hospital, o que vai proporcionar aos doentes um muito maior conforto e privacidade. O novo Hospital prevê, até ao final do ano, realizar 104.300 consultas.

A partir de amanhã, o novo Hospital, que vai servir uma população de 245 mil pessoas, passa a disponibilizar as especialidades de Psiquiatria, Hemodiálise e Infecciologia, especialidades até aqui inexistentes na oferta clínica.

Neste primeiro dia, os exames e análises, a medicina física e reabilitação e o hospital de dia oncológico também entram em funcionamento no novo Hospital. Com áreas maiores, o novo Hospital oferece condições físicas de grande qualidade, que permitem o desempenho da atividade clínica em ambientes mais espaçosos, ordenados e luminosos, assim como um tratamento mais humanizado.

O novo Hospital vai disponibilizar um conjunto de novos equipamentos como por exemplo a Ressonância Magnética, os Lasers de Oftalmologia, ou a Eletroencefalografia, que trarão mais comodidade à população, evitando deslocações para fora dos seus concelhos de residência.

A atividade do Bloco Operatório inicia-se a 2 de abril, assim como o internamento das especialidades médicas e cirúrgicas e o Hospital de dia psiquiátrico. A conclusão do processo de transferência e funcionamento do novo Hospital em pleno está prevista para o dia 3 de abril.

Com 280 quartos, 9 salas de Bloco Operatório e 33 gabinetes de consulta, o novo Hospital vai permitir uma maior resposta às necessidades da população, assegurando um tratamento de proximidade mais eficaz. Foram criados mais de 100 novos postos de trabalho, um terço dos quais médicos.

O novo Hospital é gerido pela José de Mello Saúde, em regime de parceria público privada, e vai servir as populações de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente.

Partilhar

Publicações