Jornadas assinalam o Dia Nacional da Artrite Reumatóide

28/03/13

A Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) organiza, dia 5 de Abril, quando se assinala o Dia Nacional desta doença, as XIII Jornadas, que reúnem doentes, reumatologistas, políticos e responsáveis pela saúde pública em Portugal.



O evento que terá lugar no Hotel Altis em Lisboa contará com uma conferência de Marcelo Rebelo de Sousa. "O impacto dos custos no tratamento da Artrite Reumatóide" será tratado por Eurico Castro Alves, Presidente do INFARMED.

Para uma abordagem multidisciplinar da Artrite Reumatóide, estará presente José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos, num debate moderado e comentado por um médico de Medicina Geral e Familiar e um Reumatologista.

Irão ainda acompanhar o encontro diversas personalidades ligadas à saúde, entre as quais o neurocirurgião João Lobo Antunes, Maria do Céu Machado, (antiga Alta Comissária da Saúde, e diretora clínica do Hospital de Santa Maria), Rui Vilar (antigo Presidente da Gulbenkian) Francisco Ramos (antigo Secretário de Estado e presidente do IPO), Miguel Oliveira (Presidente do INEM), Clara Carneiro (Assessora do Presidente da Republica), Ana Escoval (Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar), Óscar Gaspar e Manuel Pizarro (antigos Secretários de Estado da Saúde) e diversos deputados, como Maria Antónia Almeida Santos (Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde), Luísa Salgueiro, Ricardo Baptista Leite e Paula Santos, entre outros convidados.

Da parte da tarde, o programa prevê dedicação a fundo à área médica, num painel presidido por Adalberto Campos Fernandes, moderado por António Vaz Carneiro e comentado por Jaime Branco, com temas relacionados com o "Tratamento da Artrite Reumatóide", os "Velhos e novos tratamentos", a "Dor refratária" e a "Cirurgia do joelho".

Ainda previsto está um último painel, que vem inovar a linha das Jornadas da ANDAR, com temas que exploram novos caminhos, como o "Impacto das doenças reumáticas na Comunicação Social", as vertentes práticas dos "Atestados de incapacidade" e a "Doença na dinâmica do casal". Serão ainda abordados temas relacionados com a "Medicina dita alternativa" e relatados exemplos do caso brasileiro de tratamento desta doença.


PROGRAMA
O programa pode ser consultado AQUI.




Inscrição:
A ficha de inscrição está disponível aqui.

Contactos:
Arsisete Saraiva
Telm.: 91 993 91 03
Telf.: 21 793 73 61
ANDAR - Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide
andar@andar-reuma.pt

Partilhar

Publicações