Respira participa nas Jornadas de Saúde da Escola Secundária D. Pedro V

04/04/13

Dia 10 de abril a  Respira vai participar nas "Jornadas de Saúde", promovidas pelo Projeto de Educação para a Saúde/PESES da Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa. As Jornadas realizam-se entre os dias 10 e 12 de abril.



A Associação vai alertar os jovens para os malefícios do tabaco e a ligação direta à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Cerca de 80% das pessoas com DPOC são ou foram fumadores.

Luísa Soares Branco, Presidente da Associação, refere que "os jovens têm hábitos tabágicos enraizados e já algo difíceis de contornar. Tendo em conta que a DPOC está normalmente associada ao consumo de tabaco, pretendemos sensibilizá-los para que compreendam os riscos e, sobretudo, os benefícios em deixar de fumar"

A Professora Maria Gabriela Silva, Coordenadora do Projecto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), explica que "as jornadas contam com um vasto programa de atividades de onde destacamos: recolha de sangue; rastreios da tensão arterial, colesterol e glicemia e avaliação do índice de massa corporal, peso e altura".


Durante os três dias é ainda possível assistir a sessões subordinadas aos seguintes temas:

• Lidar com as dependências (10 de Abril, às 10h10)
• A Saúde oral na Adolescência (10 de Abril, às 15h10)
• HPV e a Sexualidade na Adolescência (11 de Abril, às 12h10)
• A Adolescência e a Saúde (12 de Abril, às 15h10)
• Ser adolescente é.... (12 de Abril, às 14h10)



Sobre a DPOC:
A DPOC é uma doença respiratória crónica e progressiva que vai retirando gradualmente, a capacidade de respirar. A partir dos 40 anos, fumadores e ex-fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas muitos ignoram os sintomas e permanecem sem diagnóstico. Caracterizada por falta de ar (dispneia), tosse e aumento da produção de expectoração, dificulta a realização de tarefas diárias banais como, por exemplo, conduzir ou subir escadas, fazer a cama ou fazer a higiene diária. Com a progressão da doença a falta de ar manifesta-se até durante os períodos de descanso.

 

Sobre a Respira:
A Respira, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas, foi, legalmente, constituída em Fevereiro de 2007, contando já com cerca de 450 associados em todo o país. Tem como objectivos, entre outros, fomentar programas de promoção da saúde respiratória e de prevenção primária e secundária do tabagismo, bem como promover o conhecimento sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), entre a população em geral e os profissionais de saúde.
Para isso contribui o seu jornal trimestral O2 distribuído, gratuitamente, aos associados e em Centros de Saúde e Consultas de Pneumologia dos Hospitais do País, bem como várias brochuras e livros para informação sobre esta patologia e para apoio às pessoas com doenças respiratórias crónicas.
(www.respira.pt

Partilhar

Publicações