Prémios de Jornalismo entregues no Encontro Renal 2013

04/04/13

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) realiza, no dia 11 de Abril, às 10h00, a cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo na área da Doença Renal Crónica, um galardão que tem o patrocínio da Biofarmacêutica AbbVie.



Este momento, que decorre no âmbito do Encontro Renal da SPN, vai distinguir os melhores trabalhos, sobre Doença Renal Crónica, em televisão, rádio, imprensa e online.

O júri, presidido por Fernando Nolasco, Presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, foi composto pela Diretora do Cenjor, Deolinda Almeida, e pela Vice-Presidente da SPN, Fernanda Carvalho, e elegeu como vencedores os trabalhos dos jornalistas Paula Rebelo (RTP), Sónia Morais Santos (Antena 1), Débora Carvalho (Correio da Manhã) e Andreia Costa (Sábado Online).

 

 

O prémio, que é organizado pela primeira vez este ano, destina-se a todos os jornalistas residentes em Portugal continental e nas Regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O valor do prémio é de 6.000 euros, repartido igualmente pelos trabalhos vencedores nas quatro categorias aceites para a primeira edição deste galardão do jornalismo de saúde em Portugal.

 

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica. Atualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal. Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal.

Partilhar

Publicações