Semana Digestiva 2013 com programa científico diversificado

08/04/13

De acordo com Hermano Gouveia, presidente da Semana Digestiva 2013 e da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, "procurámos diversificar o Programa Científico de modo a percorrer os assuntos mais controversos do Tubo Digestivo, Fígado e Pâncreas e Vias Biliares".


Hermano Gouveia acrescenta ainda que o programa irá contemplar "não só as diversas sensibilidades científicas e práticas da Gastrenterologia, mas também as interligações clínicas com outras especialidades ou disciplinas".


Alguns dos temas em destaque:

São vários os temas que o presidente da Semana Digestiva 2013 destaca do programa:
- A importância das técnicas endoscópicas das doenças do aparelho digestivo.

- A relevância da cápsula endoscópica no diagnóstico das doenças intestinais.

- A actualidade da terapêutica nas hepatites virais, onde se vai apresentar uma experiência nacional com as novas terapêuticas da hepatite C.

- A colite ulcerosa e a doença de Crohn vão ser abordadas nos seus aspectos terapêuticos mas também na relação custo/eficácia.

- As doenças funcionais com uma grande prevalência no mundo ocidental serão também escalpelizadas

- A experiência nacional no rastreio do cancro colo-rectal.

- O Helicobacter Pylori, o estado da arte, 30 anos depois da sua descoberta.

- Serão apresentados mais de 300 comunicações orais e posters o que demonstra a vitalidade da Gastrenterologia Portuguesa



Curso

No âmbito da Semana Digestiva realiza-se, no dia 12 de junho, o Curso Pós-Graduado sobre Endoscopia Digestiva intitulado "Do Consenso à Inovação", cujo programa está disponível para consulta aqui. No mesmo dia do Curso começa o Programa da Gastrenterologia Pediátrica.


Para mais informações sobre a Semana Digestiva 2013: http://semanadigestiva.pt

Partilhar

Publicações